GRUPO DE MÃES DA FAZENDA DA ARMAÇÃO RECEBE PALESTRA SOBRE A DENGUE
A proposta foi trabalhar na prevenção por meio da educação. O encontro foi uma ação conjunta entre Vigilância Sanitária e Epagri-SC, e contou com colaboração da Vigilância Epidemiológica.
Governador Celso Ramos segue com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti e à dengue. Uma dessas iniciativas aconteceu na tarde de quarta-feira (18/05) com o Grupo de Mães do Bairro Fazenda da Armação, que recebeu uma palestra sobre prevenção da Dengue e combate ao mosquito Aedes aegypti, inseto que transmite essa doença e outras como Zika e Chikungunya.
A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC) e contou com a colaboração da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
A palestra foi ministrada pelo agente da VISA, Guilherme Brzoskowski dos Santos, com ajuda da auxiliar administrativa Sabrina de Oliveira Carvalho e da estagiária Vitórias Soares. A Vigilância Epidemiológica levou a enfermeira Gabriela Callado como conferencista. A Epagri-SC foi representada pelas extensionistas municipais Ivanir Maria Taffarel da Silveira e Fabiani Aparecida de Oliveira Sokoloski.
Os profissionais falaram sobre o ciclo de vida do mosquito, locais que podem se transformar em criadouros de ovos, maneiras de evitar a proliferação e a infestação pelo inseto, e apresentaram informações e dados sobre a Dengue e seus sintomas. Ao final, as mães receberam kits com materiais informativos.
A proposta da palestra foi conscientizar as mães sobre a importância de combater o mosquito, para que elas também se transformem em multiplicadoras desse conhecimento e ajudem a enfrentar esse perigo nas suas localidades.