PARA ATENDER DEMANDA DA POPULAÇÃO, SAÚDE MUNICIPAL FAZ AÇÃO DE PROTESES DENTÁRIAS

Quatro profissionais estão na ação para acelerar a confecção de mais de 80 próteses dentárias. A iniciativa faz parte do Programa Devolvendo Sorriso.

 

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira (22/06) uma ação que visa acelerar a confecção de mais de 80 próteses dentárias. A iniciativa faz parte do Programa Devolvendo Sorriso que tem por objetivo garantir o atendimento de pacientes com dificuldades de acesso ao tratamento de saúde bucal. O pequeno mutirão acontece na sala de Odontologia da Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), do Bairro Calheiros.

 

“O objetivo é proporcionar à população melhora da autoestima e da saúde bucal por meio de novos sorrisos”, disse o secretário municipal de Saúde, Gabriel Ruan Duarte.

 

Na ação, três profissionais (dois cirurgiões dentistas e um profissional protético dentário) do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do município de Itapema, e a cirurgiã dentista da Secretaria de Saúde de Governador Celso Ramos, Viviane dos Santos Baroni, realizam os atendimentos de pacientes que já estavam na fila de espera para receber as próteses.

 

Os pacientes são recepcionados individualmente pelos profissionais que o direcionam para o processo de moldagem da arcada, do qual sairá um modelo em gesso que servirá de referência para a prótese. O molde de gesso, então, passa à secagem e segue para o laboratório para produção do modelo protético. Mais adiante, com a prótese pronta, o paciente faz novas consultas para fazer os ajustes com a cirurgiã dentista municipal. Depois de finalizados os acertos, o morador estará com um novo sorriso. Todo esse processo leva entre 20 a 30 dias

 

O cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CEO, Roberto Pena Costa Baptista, explica que esse tempo está relacionado também à confecção protética, por ser uma produção artesanal e individual para cada caso baseado na anatomia do paciente.

 

Nesse sentido, ter quatro especialistas atuando ao mesmo tempo visa acelerar e otimizar o tempo de todo o processo.

 

“O que der para otimizar aqui, ver o paciente, ver a posição de dente, a gente já vê agora e faz as anotações para levar para o laboratório depois. Com o protético aqui, por exemplo, ele faz anotações específicas para cada caso e assim faz um trabalho mais individualizado e mais rápido porque ele visualiza o paciente e usa esses dados e informações para fazer a montagem da prótese. Há menos tempo e isso diminui o número de ajustes necessários para cada aparelho”, conta.

 

Para o assessor de gabinete da Pasta de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, a ação vai devolver muitos sorrisos.

 

“As pessoas tinham carência do serviço, tinham o sorriso escondido e vergonha de sorrir. Depois que a Prefeitura implementou o Programa Devolvendo Sorriso, o cenário mudou, e este trabalho de hoje vai acelerar isso um pouco mais. Para nós, que acompanhamos o dia a dia, as pessoas ficam muito felizes, com a autoestima fica muito elevada.”