BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA 473 CASOS POSITIVADOS DE COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Levantamento foi divulgado na tarde desta segunda-feira (03/08). Município registrou 130 novos casos em relação ao levantamento anterior.

 

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, divulgou nesta segunda-feira (03/08) o novo Boletim Oficial de Casos em Monitoramento com dados atualizados dos registros de Covid-19 no município. Atualizado semanalmente, relatório é elaborado a partir de informações da Vigilância Epidemiológica Municipal referentes ao Novo Coronavírus.

 

Até ontem, o município confirmou 473 pessoas positivadas e quatro óbitos confirmados por coronavírus. O boletim desta semana registrou aumento de 130 casos novos em comparação ao anterior. Do total de positivados, 267 são pacientes curados e não transmitem a doença, o que representa uma taxa de recuperação de 56%. O número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, subiu para 206.

 

940 suspeitas foram descartadas – 877 por teste diagnóstico e 63 via análises clínicas. Desde o início da pandemia, em março, até o fechamento desta matéria, 2.168 pessoas foram investigadas pela vigilância epidemiológica, aproximadamente 15% da população.

 

ÓBITOS REGISTRADOS

 

No relatório sobre a Covid-19 desta semana, a Vigilância Epidemiológica registrou quatro mortes por coronavírus no município. De acordo com a Secretaria de Saúde e Saneamento, são dois homens e duas são mulheres, com idades entre 60 e 82 anos. 

 

CRESCIMENTO PANDÊMICO

 

A pasta de Saúde e Saneamento adverte que o crescimento do número de casos registrados em todos os bairros – os mais populosos obtiveram os maiores aumentos. Observa-se ainda que a Região da Grande Florianópolis continua em situação de Risco Potencial Gravíssimo para COVID-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

 

MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO

 

Salienta-se que está em vigor o Decreto Executivo Municipal 91/2020 que estende as medidas por pelo menos até 8 de agosto, com possibilidade de prorrogação.

 

No município, a concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e na areia das praias está suspensa. Estabelecimentos e atividades sociais e comerciais têm novas regras e horários de funcionamento e precisam adotar medidas como o distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel 70% para higienização das mãos, medição de temperara e uso de máscaras protetoras para funcionários. Em todo território municipal tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção.

 

Quem descumprir as medidas do decreto poderá receber multas e até ter o seu estabelecimento interditado. As multas são a partir de R$ 1.250 para pessoas físicas e a partir de R$ 2.500 para pessoas jurídicas. Outras penalidades são sanções como: advertência, suspensão do Alvará de Funcionamento do empreendimento (interdição temporária da atividade) e cassação do Alvará de Funcionamento do empreendimento (interdição até o final do Estado de Calamidade Pública), quando o estabelecimento reiterar o descumprimento.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER

 

Além dessas estratégias públicas, os munícipes precisam fazer sua parte. Torna-se crucial seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, buscar informações confiáveis e adotar hábitos sanitários que buscam evitar o contágio.

 

Veja o que fazer:

•            Use máscara;

•            Use álcool em gel para higienizar as mãos e superfícies;

•            Cuide das pessoas que pertencem aos grupos de risco;

•            Fique em casa e mantenha o isolamento social

•            Cobrar aquelas pessoas que não seguem essa cartilha sanitária.

 

ALÔ SAÚDE GCR

 

Para ajudar na busca por informações, tirar dúvidas sobre o coronavírus e fazer um primeiro atendimento por telefone, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, criou o serviço 24h Alô Saúde GCR. Lá você entrará em contato com profissionais preparados e especializados no assunto.

 

O Alô Saúde GCR funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.

Você pode conferir o boletim anterior AQUI.