Parlamentares mirins de Governador Celso Ramos prestigiam povos indígenas em visita à aldeia M’Biguaçu
Vereadores e suplentes do Projeto Parlamento Mirim de Governador Celso Ramos marcaram presença na aldeia indígena Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, como parte das celebrações do Dia dos Povos Indígenas. A visita, realizada em 24 de abril, coincidiu com a 21ª edição dos Jogos Tradicionais – Tchondaro VY´A, que reúne integrantes da etnia Guarani em uma competição cultural.
Recebidos pelas lideranças locais, Adailton Karai Moreira e a Cacique Celita da Aldeia, os parlamentares tiveram a oportunidade de vivenciar de perto os ritos e costumes dos Guarani. Um desfile protagonizado por estudantes da aldeia destacou a riqueza cultural e a identidade dessa comunidade ancestral.
Além de participar das atividades festivas, os representantes do Parlamento Mirim entregaram doações à Escola Indígena de Educação Fundamental Wherá Tupã Poty Djá, incluindo alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal. Essa ação solidária foi fruto de uma campanha de arrecadação promovida pelos próprios parlamentares em Governador Celso Ramos.
A visita teve como objetivo de celebrar a data e promover uma troca de conhecimentos e sensibilizar os alunos para a importância da preservação dos costumes e da cultura dos povos originários. A iniciativa visa fortalecer os laços entre comunidades e fomentar o respeito à diversidade cultural do Brasil.
Dia dos Povos Indígenas
O Dia dos Povos Indígenas é comemorado e celebrado no Brasil no dia 19 de abril. A cultura indígena tem muitas influências diretas na sociedade brasileira, desde a culinária, o respeito pela natureza até o artesanato, passando por hábitos, ensinamentos sobre plantas medicinais e até mesmo na dança. A socialização entre os povos é fundamental para a construção de uma sociedade igualitária.
Pequeno Glossário
Yynn Moroti Wherá: reflexo das águas cristalinas, também conhecida por M’Biguaçu.
Tchondaro VY´A: Jogos Tradicionais realizados na Semana Cultural da aldeia M’Biguaçu, que ajudam a reforçar e a disseminar a cultura entre os mais novos.
Wherá Tupã Poty Djá: Senhor dos Raios e Senhora das Flores, Escola Indígena de Educação Fundamental.