GOV. CELSO RAMOS TEM PROGRAMAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA APA DO ANHATOMIRIM

A APA foi criada em 1992 para proteção dos botos-cinza, partes remanescentes da Mata Atlântica e fontes hídricas. No aniversário serão realizados passeios marítimos, limpeza de praia, trilhas ecológicas e um concurso cultural com estudantes de escolas municipais.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, celebrará 30 anos de criação na próxima sexta-feira (20/05). Em comemoração ao seu aniversário, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), realizará, nos dias 20, 23, 24 e 25 de maio, na área da APA, uma série de atividades de educação ambiental com estudantes da rede municipal de ensino.

As ações têm por objetivo levar aos alunos informações sobre as áreas de proteção do município e despertar a preocupação para a preservação dos diversos ecossistemas, como os marinhos e costeiros.

Na programação haverá saída de barco para avistamento do boto-cinza e visita à Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, limpeza de praia, trilhas ecológicas e até um concurso cultural para as melhores redações e desenhos sobre a APA do Anhatomirim. Abaixo você pode conferir a programação completa.

As atividades têm apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da APA, e do Conselho da APA do Anhatomirim (Conapa), órgão consultivo que ajuda na gestão dessa área de preservação.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Sexta-feira (20/05), das 9h às 13h: passeio náutico para observação do boto-cinza (Sotalia fluviatilis fluviatilis) e visita à Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim.

Segunda-feira (23/05), das 9h às 11h: operação Praia Limpa na Baía dos Golfinhos, no Bairro Costeira da Armação, com a presenta do Projeto Biblioteca Itinerante.

Terça-feira (24/05), das 9h às 11h: caminhada ecológica na Trilha do Chico Galego, que vai até o acesso à Praia Chico Serafim, ao lado da Praia do Antenor, Bairro Caieira do Norte.

Quarta-feira (25/05), às 14h: cerimônia de entrega da Premiação do V Concurso de Redação e Desenho da APA do Anhatomirim, no auditório da Escola Municipal do Meio Ambiente, Bairro Costeira da Armação.

APA DO ANHATOMIRIM

A Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim foi criada por meio do Decreto Nº 528, de 25 maio de 1992, pelo então presidente, Fernando Collor de Mello. Localiza-se no município de Governador Celso Ramos e possui uma área de 4.436,59 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e seis mil e cinquenta e nove) hectares.

O território da APA contempla um trecho de Mata Atlântica e uma porção marinha que inicia na Baía de São Miguel, na divisa de Gov. Celso Ramos com o município de Biguaçu, e se estende até a Ponta Mata-Mata, no Bairro Armação da Piedade.

Essa área de proteção visa garantir a proteção dos golfinhos da espécie Sotalia fluviatilis fluviatilis, conhecidos como botos-cinza, além de partes remanescentes da Mata Atlântica e cursos hídricos. O boto-cinza, ou Tucuxi, na língua tupi-guarani, é uma espécie marítima natural do litoral brasileiro, residente em uma faixa marinha que se inicia no Estado do Maranhão e termina em Governador Celso Ramos, Santa Catarina.