Famílias de Governador Celso Ramos recebem alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos

Famílias atendidas pela rede socioassistencial de Governador Celso Ramos estão sendo beneficiadas com alimentos fornecidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa, em vigor nas últimas semanas, distribui produtos da agricultura familiar, como frutas, legumes, hortaliças, pães e até cucas, para 67 famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Fazemos isso com todo o carinho. Temos muito cuidado com os alimentos e com as famílias contempladas”, disse o secretário municipal de Ação Social, Maycon Alcides de Souza.

De acordo com Claudineia Gomes, diretora do CRAS, os alimentos são destinados às famílias inscritas no Cadastro Único e atendidas pela rede. “Nosso objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional de quem mais precisa”, destacou.

A assistente social Patrícia Baron explica que o PAA é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Governo do Estado e o município de Governador Celso Ramos. O programa adquire alimentos diretamente da agricultura familiar, e os municípios habilitados recebem os produtos para distribuição. A proposta é fornecer alimentos de qualidade para os beneficiados, valorizando os produtores locais.

A distribuição dos alimentos já ocorreu três vezes em Governador Celso Ramos, nos meses de agosto, setembro e outubro. Assim que os produtos chegam, por exemplo, são realizadas forças-tarefas para pesá-los, conferi-los e montar os kits. Em seguida, as equipes da Sec. de Ação Social entram em contato com as famílias para que compareçam ao CRAS e retirem os alimentos.

“Nós tentamos montar um kit de alimentos bastante diversificado para as famílias. É um programa muito positivo porque propicia o acesso a produtos como verduras, legumes, frutas, pão caseiro e cuca. Então, é muito gratificante ofertar isso para as famílias”, relatou Patrícia.

A iniciativa continua, com novas entregas previstas para os próximos meses.

Mais sobre o PAA

Lançado no final de 2023, o PAA habilitou Governador Celso Ramos com recursos de R$ 34.095,56, com execução prevista entre agosto e dezembro de 2024. Os recursos começaram a ser disponibilizados em julho. Entre março e julho, servidores da Secretaria de Ação Social do município participaram de capacitações ministradas pela equipe da Secretaria de Estado para aprender a utilizar o sistema, realizar compras e outras funções.

O pagamento aos agricultores é feito pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Habitação. O município é responsável pelo recebimento dos produtos, verificação dos alimentos, montagem dos kits e distribuição às famílias que mais precisam.