Aprendizado e integração entre gerações: Projeto Horta Ergonômica recebe visita de estudantes da rede municipal

Mais de 29 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito João Baldança Sobrinho visitaram, na manhã desta quarta-feira (22/5), o Projeto Horta Ergonômica do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, localizado no Bairro Palmas. A visita proporcionou um dia de aprendizado e interação para os estudantes. A iniciativa busca promover a educação ambiental, a sustentabilidade e a integração entre gerações.

Na visita, os alunos foram recebidos pela diretora do CCI, Sandra da Silva Melo, e pelos idosos matriculados no centro, e logo embarcaram em uma jornada de conhecimento. A primeira parada foi na aula ministrada pela naturopata Verli dos Santos, onde aprenderam sobre as propriedades medicinais das ervas e seus diversos usos. Em seguida, guiados pelos idosos inscritos no CCI e pelos profissionais do centro, os estudantes conheceram os detalhes da horta ergonômica, desde o planejamento até o cultivo das plantas. No momento de colocar a mão na terra, os pequenos tiveram supervisão e plantaram mudas de hortaliças na horta, vivenciando o trabalho em equipe e a responsabilidade com o meio ambiente.

Para Sandra da Silva Melo, a iniciativa buscou criar interação entre o CCI e a comunidade, em especial a escolar. “Desde o início do projeto, meu objetivo era envolver a comunidade e a escola nesse processo. Acredito que inserir esses conhecimentos nas crianças desde cedo é fundamental para o seu desenvolvimento e para a construção de um futuro mais sustentável”, ressalta a diretora.

A visita foi além do aprendizado sobre o cultivo de alimentos. Os alunos também participaram do plantio de mudas e sementes em um canteiro criado pela equipe técnica da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), levando para casa a experiência e o conhecimento adquiridos. Além disso, o dia gerou conhecimento sobre compostagem. Por meio dessa iniciativa, os estudantes aprenderão sobre a importância da reciclagem de resíduos orgânicos e como transformá-los em adubo natural para a horta.

A diretora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa complementa que a visita ao Projeto Horta Ergonômica foi um dia memorável para os alunos da Escola Municipal Prefeito João Baldança Sobrinho. Através de atividades lúdicas e interativas, conta, os estudantes aprenderam sobre a importância da agricultura familiar, da alimentação saudável e da preservação do meio ambiente. A iniciativa também reforçou a importância da integração entre gerações, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos entre idosos e crianças.