AUTORIDADES MUNICIPAIS SE REÚNEM PARA ALINHAR AÇÕES E SE PREPARAR PARA A POSSIBILDIADE CHUVA INTENSA E VOLUMOSA

Com a possibilidade de chuva intensa e volumosa para os próximos três dias em Governador Celso Ramos e região, diversos órgãos do município estiveram reunidos nesta terça-feira (11/07) para alinhar ações preventivas e se preparar para atender a população em caso de emergências.

Na reunião, realizada no gabinete municipal, estiveram presentes o prefeito em exercício, Aldir Dourival Rosa, o secretário de Segurança Pública e Gestão do Trânsito e coordenador da Devesa Civil Municipal, James Amaral, o comandante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o 1º Sargento Alexsandro da Silveira, e representantes do Corpo de Bombeiros e das secretarias municiais de Ação Social, Administração e Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos.

“A proposta da reunião é a gente ir se prevenindo para o que estar por vir, para que possamos fazer iniciativas rápidas e eficazes para ajudar a população em caso de necessidade”, disse Aldir Dourival Rosa.

“É uma preocupação de todos os presentes. A prevenção é fundamental. Estamos tratando de um fenômeno natural, de grande proporção, e não temos como evitar. O que temos que fazer é se organizar para ter uma pronta resposta para as eventualidades que possam acontecer, e esse é o motivo da reunião”, salienta James Amaral.

MUNICÍPIO PREPARADO

Durante o encontro, as autoridades falaram sobre as áreas de risco de deslizamentos no Município, e que estão sendo monitoradas, e temas como as possibilidades de locais de abrigamento e a mobilização de pessoal, bem como o recebimento e distribuição de lonas para proteção de telhados e cestas básicas.

O titular da Defesa Civil explicou que Governador Celso Ramos faz parte do Plano de Ajuda Mútua, criado por cidades integrantes da Fecam, e que a Prefeitura pode solicitar ajuda se precisar.

Os representantes da PMSC complementaram que estão com um plano de em ação para situação de calamidade que está pronto para ser realizado caso seja necessário.

A pasta de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos deixará equipes e maquinário para atuarem em ocorrências e o Corpo de Bombeiros também ficará de alerta para atuar em ocorrências de deslizamentos, corte de árvores e resgates aquáticos.

ORIENTAÇÕES

No município, uma das grandes preocupações são os morros e encostas devido a risco de deslizamentos. “Vai uma orientação. Você que está em casa com a família, observe se o vento está aumentando, olhe a sua parede e veja se ela está se movimentando. Vá para locais mais seguros”, alertou James Amaral.

Outra preocupação são os riscos para a navegação. Para os pescadores, o recado é evitar entrar no mar entre quarta-feira (12/07) e sexta-feira (14/07).

EMERGÊNCIAS, O QUE FAZER?

Em caso de emergências ocasionadas por razão de deslizamentos ou por chuvas, a pessoa atingida pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal por meio do telefone (48) 3039 8840 ou com a Defesa Civil do Estado no telefone 199.