Comtur realiza reunião ordinária nesta quinta-feira (10/08)

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Governador Celso Ramos realizou na tarde desta quinta-feira (10/08), na Sede da Secretaria de Turismo e Eventos, no Bairro Calheiros, a reunião ordinária com a participação de seus membros.

A proposta do encontro foi discutir temas relacionados ao desenvolvimento do turismo no município. Na pauta da reunião, o secretário de Turismo e Eventos, Valmor Antonio Kair Filho, falou sobre temas como a proposta do Senac-SC de trazer cursos voltados à formação de guias turísticos, Lei Paulo Gustavo, Mapa do Turismo, entre outros assuntos.

Uma novidade apresentada na reunião foi que Governador Celso Ramos está com a documentação pronta e encaminhada ao Ministério do Turismo. Com isso, em breve o município receberá o certificado de inclusão no Mapa do Turismo e estará apto a receber uma série de benefícios federais para estruturação de políticas públicas e fomento ao setor.

Ao final do encontro, o coordenador geral na Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), Adnir Antonio Ramos, falou sobre Governador Celso Ramos, suas trilhas e o potencial que o município tem para explorar o turismo de base comunitária a partir das trilhas e caminhos existentes em seu território.

Comtur de Gov. Celso Ramos

Conforme a Lei municipal Nº 1278/2018, O Comtur é um órgão local de caráter deliberativo, consultivo e de assessoramento por finalidade auxiliar a Administração na orientação, planejamento e execução de iniciativas referentes ao desenvolvimento turístico. Este conselho é formado pessoas da sociedade civil e do Poder Público – composto por oito representantes titulares e seus respectivos suplentes, sendo quatro representantes do Poder Público e quatro representantes de entidades ou da iniciativa privada.

O conselho tem atribuições como propor diretrizes e oferecer subsídios para a formulação e implantação de uma Política Municipal de Turismo; subsidiar a formulação dos planos, programas, projetos e atividades de promoção e incentivo ao turismo; emitir pareceres, recomendações e resoluções sobre questões do turismo municipal; estudar e propor ações visando desenvolvimento do turismo.