Em reunião, Prefeitura municipal e UFSC conversam sobre avanço do projeto de restauração da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Na tarde desta sexta-feira (27/10), servidores da Prefeitura de Governador Celso Ramos estiveram reunidos com representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para uma conversa sobre o andamento do projeto que prevê a restauração e a requalificação da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, construção localizada no Bairro Caieira do Norte, com 284 anos, e tombada como patrimônio histórico nacional.

O encontro teve a presença dos coordenadores das fortezas sob a gestão da UFSC, Antônio C. Franscisco, Roberto Tonera e Geisa Pereira Garcia, e do servidor do Departamento de Gestão de Imóveis da UFSC, Ricardo César dos Passos.

Da Prefeitura compareceram o secretário de Turismo e Eventos adjunto, William Wollinger Brenuvida, o secretário de Comunicação e Mídias, Gilzoé da Silva, e o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Mobilidade, Fabian Grei Machado.

Na pauta da reunião, os participantes falaram sobre o encaminhamento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) dos projetos arquitetônicos da fortaleza à Prefeitura de Governador Celso Ramos, para que sejam realizadas as tratativas necessárias para avançar sua aprovação.

Os representantes da UFSC, na oportunidade, também falaram sobre o projeto que contempla as obras na fortificação, como recuperação de edifícios e construção de novos espaços, e ações complementares que envolvem desde soluções de sustentabilidade ambiental a iniciativas relacionadas ao transporte de passageiros por meio marítimo ou vias terrestres, além de outras propostas.

De acordo com Tonera, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o projeto que prevê os investimentos que serão destinados às obras de restauração e à implementação de ações complementares.

A partir dessas intervenções, a expectativa é de que a requalificação da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim leve a fortificação gancheira, juntamente com a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, ambas em Florianópolis, a ser apta como uma candidata a patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Esse reconhecimento e a implementação das melhorias poderão beneficiar diretamente Governador Celso Ramos porque ajudará a desenvolver setores como Turismo, Cultura e Economia Local.

Registro da reunião entre Prefeitura e UFSC