Escola do Meio Ambiente lança 6ª edição de projeto para formar guardiões ambientais entre estudantes da rede municipal
A Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (EMMA/GCR) lançou, na quinta-feira (4/4), na Sede da EMMA/GCR, no Bairro Costeira da Armação, à 6ª edição do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente. A iniciativa busca transformar alunos de escolas municipais em pessoas conscientes, preocupadas e agentes de mudança ambiental. O evento de lançamento contou com a presença de educadores ambientais, professores e 80 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, selecionados para participar do programa.
Durante os próximos meses, os alunos serão imersos em aulas e atividades com um currículo envolvente, com encontros semanais que abordarão desde conhecimentos teóricos sobre questões ambientais até práticas de preservação ecológica. Os alunos recebem também apostilas, uniformes e capacitação. Além das aulas em sala de aula, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a natureza, por meio de atividades externas como trilhas ecológicas, visitas à Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim e passeios náuticos pela costa local.
A diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, responsável por ministrar as aulas, destacou a importância do projeto não apenas para o aprendizado dos alunos, mas também para sua integração social e papel ativo na comunidade. “Estamos capacitando esses jovens não apenas como defensores do meio ambiente, mas como agentes de mudança em suas famílias e círculos sociais”, ressaltou Azevedo.
O Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, acrescenta a educadora, visa educar, mas também inspirar uma nova geração de líderes ambientais no município, pessoas que crescerão comprometidos com a sustentabilidade e o cuidado com o planeta.
“Com essa iniciativa, a EMMA/GCR dá continuidade ao seu compromisso de promover uma educação que amplia o horizonte de conhecimentos dos alunos e também protege o mundo que todos compartilhamos”, fala Luciara Azevedo.





