Parceria entre Prefeitura e FIESC lança plataforma “Governador Mais Empregos” para impulsionar o mercado de trabalho local

Na manhã desta sexta-feira (5/4), a Prefeitura de Governador Celso Ramos e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) lançaram a plataforma municipal Governador Mais Empregos. O portal é resultado de convênio entre as duas entidades e tem o intuito de fortalecer a empregabilidade e fomentar o desenvolvimento econômico do município. A proposta é atuar como uma ponte entre empresas que disponibilizam vagas de trabalho e moradores em busca de oportunidades profissionais e qualificação.

O evento de lançamento, sediado no gabinete da prefeitura, contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário municipal de Ação Social Maycon Alcides de Souza, a gerente de Habitação Social, Graziela Estelita de Faria, a interlocutora de Responsabilidade Social da regional Sudeste da FIESC, Jussara Castilhos, e o supervisor comercial do FIESC, Anderson Peixer.

Marcos Henrique das Silva destacou que a iniciativa conjunta entre Prefeitura e FIESC representa um compromisso com o crescimento econômico e social dos moradores do município. “A ‘Governador Mais Empregos’ promete ser um facilitador de oportunidades de emprego e atuar como uma espécie de motor de progresso para Governador Celso Ramos e seus cidadãos”, disse o prefeito.

Para o secretário Maycon Alcides de Souza, “com a plataforma, o município passa a fornecer ferramentas para aprimoramento profissional e isso facilitará o acesso ao mercado de trabalho. A pasta de Ação Social, por sua vez, trabalhará cada vez mais para possibilitar esse acesso”.

Durante o lançamento, Jussara Castilhos e Anderson Peixer explicaram como foi a concepção do projeto e apresentaram a ferramenta e suas funcionalidades.

“Desde antes da pandemia se viu a necessidade de conectar as pessoas e ofertar cursos com gratuidade. A FIESC pensou em um tipo de mecanismo que aproximasse pessoas [e empresas], e que não tivesse custo para a indústria e para o comércio. Toda a indústria, todo o comércio, todas as pessoas que estão à procura de uma vaga de emprego, pessoas que procuram cursos de qualificação podem usar essa plataforma”, relata.

Na plataforma, representantes das entidades envolvidas explicam, empresas da cidade e da região poderão cadastrar vagas de empregos, e qualquer morador do município poderá concorrer às oportunidades. O candidato precisa fazer um cadastro (currículo) simples para concorrer.

Para acessá-la, basta visitar o endereço eletrônico Governador Mais Empregos e conferir as opções de vagas. O portal também oferece opção, por meio da plataforma mãe Emprega Já, de conferir a oferta de vagas em outros municípios catarinenses.

O diferencial do sistema está na oferta de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos, disponíveis on-line e com certificados. Essa abordagem visa capacitar os candidatos e prepará-los para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de sucesso nas seleções de emprego. Além disso, ao completar os cursos, os futuros trabalhadores acumulam pontos e destacam-se na corrida pelas vagas disponíveis.

A plataforma já está no ar e ficará disponível 24 horas por dia, permitindo que os usuários acessem as oportunidades de emprego e os cursos a qualquer momento e de qualquer lugar com acesso à internet.

Para garantir que todos tenham acesso às oportunidades, a Secretaria Municipal de Ação Social disponibiliza uma sala equipada com computadores, internet e um profissional da pasta, onde os moradores podem realizar os cursos e receber orientação na elaboração de currículos. Cinco desses computadores foram doados pela FIESC.