Governador Celso Ramos ganha Centro de Formação Continuada do Professor

Com a proposta de aprimorar e melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na tarde desta terça-feira (08/08) o Centro de Formação Continuada do Professor. Com a criação dessa unidade, os profissionais da educação terão um espaço para receber treinamentos e informações que complementarão o desempenho de suas atividades em sala de aula.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário municipal de Educação, Adilson Costa, e educadores da rede municipal.

“Não estamos inaugurando um espaço físico, mas sim uma ação da Secretaria de Educação que vem a contribuir cada vez mais para uma educação que a gente tem. Um orgulho de ser prefeito e ter uma educação desta qualidade”, disse o prefeito Marcos Henrique da Silva.

“Este espaço foi pensado com o objetivo de criar um ambiente de formação e atualização para os professores e profissionais da Rede Municipal de Educação, oferecendo cursos nas mais diversas áreas. E assim agregar cada vez mais conhecimento aos nossos professores, e consequentemente aos nossos alunos”, salientou o secretário Adilson Costa.

O Centro de Formação Continuada de Governador Celso Ramos funcionará na Avenida Papenborg, 250, Bairro Areias de Baixo, lado da E.E.B.M Profª Elvira Sardá da Silva. O local, que abrigava a Biblioteca Municipal Professora Alice Maria Roque, recebeu reformas e passou a ter duas salas preparadas para atender aos educadores que frequentarem os cursos. Cada sala tem capacidade para atender até 30 pessoas, e está equipada com lousas digitais e espaço para confecção de materiais pedagógicos.

O centro oferecerá cursos de extensão e especialização para professores, coordenadores e gestores, bem como ações que favoreçam a melhoria do desempenho dos docentes e demais profissionais da rede municipal.

Programa municipal de alfabetização

Concomitante ao evento, a Secretaria de Educação lançou o Programa Municipal de Alfabetização. O programa foi elaborado em parceria com o secretário Adilson Costa e objetiva consolidar um Processo de Formação em Rede por meio de ações coletivas que acontecerão no Centro de Formação Continuada, promovendo o desenvolvimento profissional dos professores que atuam com as turmas de alfabetização.

Primeira formação: Autismo Presente

Após a inauguração, aconteceu a primeira aula para professores no centro, com o curso Autismo Presente, realizado em parceria com a UNIASSELVI.

A formação será ministrada pela tutora Grasileine Fernandes e pela gestora Aidê Pauli Motter e tem como foco dar dicas práticas para professores utilizarem em sala de aula e tornar o cotidiano escolar mais inclusivo.

Sobre o curso, Grasileine Fernandes explica que haverá duas ações. “Na ação um, a gente vai explicar o que é o TEA (Transtorno do Espectro Autista). A segunda ação é a falar sobre as comorbidades que podem trazer o autismo, e a gente vai conversar sobre os suportes… conceituando e caracterizando o que é o TEA na prática”.

Aidê Pauli Motter complementa, “eu vejo que a capacitação vai auxiliar as professoras em sala de aula com estímulos e paciência, porque vai ter depoimentos no curso de pais de autistas, de mães de autistas, principalmente de profissionais da área da Saúde e da Educação, que vão dando dicas de como lidar com este aluno, de como fazer essa inclusão”.

O curso será de 20h, realizado entre 8 e 15 de agosto, das 13h30 às 16h45, no Centro de Formação Continuada.

Para se inscrever neste e outros cursos, basta o profissional de Educação preencher o formulário disponível no Espaço do Professor, no site da Secretaria Municipal de Educação.