Governador Celso Ramos realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE)

Com a proposta de discutir o futuro da Educação, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na quinta-feira (19/10) a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento aconteceu na Sede da Secretaria de Educação, no Bairro Areias de Baixo.

Democrático e aberto à participação da sociedade, o encontro reuniu 87 participantes, como representantes da comunidade, pais, alunos, professores e funcionários da rede municipal e estadual de Educação. Também compareceram no evento o prefeito Marcos Henrique da Silva, o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa e o secretário Municipal Educação, Adilson Costa.

A CONAE acontece a cada dois anos e é um espaço aberto à participação de todas as pessoas que pensam e querem contribuir para o desenvolvimento da Educação do país para os próximos anos.

O tema desta edição é “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. O objetivo é avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência e subsidiar a elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

A etapa municipal abortou o Eixo Temático II: garantia do direito de todos as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e mobilidades, nos diferentes contextos e territórios.

Este tópico foi debatido por todos os participantes, que discutiram questões que são prioridades para a Educação e trabalharam em propostas para melhoria do sistema de Ensino. Essas propostas foram apresentadas e passaram por votação em plenária, e as eleitas integrarão o relatório municipal que será enviado às próximas etapas da CONAE.

Na conferência, também aconteceu a eleição dos 20 delegados que representarão o município na etapa regional, previsto para acontecer no dia 27 de outubro.

Confira como foi o evento