Governador Celso Ramos sedia reunião do Colegiado de Assistência Social da Grande Florianópolis

Mais de 25 gestores de Assistência Social de nove municípios participaram da reunião Ordinária do Colegiado de Assistência Social, evento promovido pela Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), que aconteceu nesta quarta-feira (01/11), em Governador Celso Ramos. Essa é a primeira vez o município sedia o evento, e para recepcionar os gestores e técnicos convidados o local escolhido foi a Escola Municipal do Meio Ambiente, uma instituição que une o contato com a natureza e a educação.

O Colegiado é composto por membros dos 22 municípios da Associação e se reúne para debater temas pertinentes às políticas públicas de Assistência Social. O encontro desta quarta contou com a participação de representantes de municípios, como Anitápolis, Biguaçu, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e São José.

O vice-prefeito de Governador Celso Ramos, Aldir Dourival Rosa, e o secretário municipal de Ação Social, Raphael Martins, receberam os convidados em nome do vice-presidente do Colegiado, o prefeito Marcos Henrique da Silva.

“É a primeira vez que recepcionamos o Colegiado de Assistência Social no nosso lindo município, e estou muito feliz por isso. O evento tem grande relevância por discutir os caminhos da Assistência Social e promover uma troca de experiências. Isso com certeza trará muitos benefícios para os municípios. Quero agradecer também aos profissionais da pasta de Ação Social de Governador Celso Ramos por sua dedicação, comprometimento e inovações que trouxeram para a nossa cidade”, disse Aldir Rosa.

Em seguida, a professora da Escola do Meio Ambiente, Iria Arrieche Oliveira, fez uma breve apresentação dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos na Rede Municipal de Educação.

Após a acolhida, a assessora de Assistência Social da Granfpolis, Vânia Fátima Guareski Souto, e pela coordenadora do Colegiado e secretária de Assistência Social e Habitação, Samanta Lazzarroto Franzoi, conduziram as discussões.

“Vai ser um dia de muita conversa e troca de experiências entre os gestores e técnicos dos municípios”, disse Vânia Guareski.

Na pauta da reunião, foram abordadas temas como: os principais debates e deliberações do 23º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre os dias 24 e 26 de outubro em Pernambuco; informações sobre a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Santa Catarina (COEGEMAS); orientações e encaminhamentos com base na Decisão do STF e as ações obrigatórias aos município, estados e união; recursos extraordinários estado para municípios com até 49 acolhidos e recurso federal acima de 50 acolhidos; Censo SUAS 2023; Demonstrativo 2022; Plano de Ação 2023; Curso de Escuta Especializada; Eleição Suplementar do CT – cronograma conjunto; capacitação inicial do CT na Granfpolis no dia 10 de outubro; e informes.

No final da reunião Ordinária do Colegiado de Assistência Social da Granfpolis, os convidados receberam lembranças confeccionadas pelos grupos de mães e idosos do município. Os mimos são frutos das oficinas que a Secretaria Municipal de Ação Social realiza no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, no Bairro Palmas.