Mimos produzidos por grupos de mães e idosos beneficiam mães que recebem Auxílio-Natalidade

Em Governador Celso Ramos, as mães em situação de vulnerabilidade social ganham pequenos presentes no momento em que buscam o benefício eventual Auxílio-Natalidade.

As mães ou futuras mamães levam para casa um conjunto básico de maternidade, que contém fraldas de pano, toalha de banho, toalha com touquinha, toalha de boca e outros materiais. Tudo é feito com bordados, costuras e muito carinho.

Esses mimos são resultado das oficinas realizadas nos 10 grupos de mães e 5 de idosos mantidos pela Secretaria Municipal de Ação Social. A ideia é que, além do benefício eventual, os mimos possam auxiliar no enxoval do bebê.

A gerente de apoio da Secretaria de Ação Social, Manuela Coelho Guedes, explica que a Prefeitura Municipal doou aos grupos kits artesanatos com máquinas de costura e itens, como linhas e tecidos, para confecção de trabalhos manuais realizados durante os encontros semanais de cada grupo. A partir disso, foi sugerida uma finalidade para essa produção, ajudar às mães carentes do município.

“Durante as oficinas, nós da Ação Social propomos aos grupos fazerem a confecção desses mimos para as mães e bebês, para que esse artesanato tivesse um objetivo social”, conta Manuela Guedes.

E o resultado desse esforço são peças que encantam pela delicadeza e beleza, e que vão cobrir os bebês de conforto e sentimentos fraternos.

Toda a produção é entregue na Sede da Pasta de Ação Social, no Bairro Calheiros, local onde os servidores municipais separam e montam os pequenos kits para as mamães.

Esse ciclo é positivo para os dois lados. Para os grupos de mães e idosos do município, a prática do artesanato reforça os vínculos comunitários e de amizade. Às mães beneficiadas, os mimos ajudam a tornar essa fase ainda mais especial.