Novos ares na sala de aula

Com a instalação de 18 aparelhos de ar condicionado em escolas, prefeitura atende 21% da rede municipal de ensino e se destaca por investimentos em Educação. Município tem o IDEB que mais cresce em Santa Catarina.

Calor, umidade alta e nervos a flor da pele. É assim o cenário enfrentado por professores e alunos quando as estações mais quentes do ano chegam. E para aumentar o rendimento do ensino, sem prejudicar a saúde dos estudantes, a prefeitura de Governador Celso Ramos resolveu implantar em cada unidade escolar do município sistemas para climatização do ambiente.

Governador Celso Ramos, que atingiu os maiores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2013, possui 1591 alunos matriculados em 15 escolas. Para o ano de 2014, quatro escolas da rede receberam aparelhos de ar condicionado para melhorar o desempenho dos alunos. São as escolas: Dalma Luz de Azevedo (Calheiros); Prefeito João Baldança Sobrinho (Palmas); CEI Eudes Mafra (Areias de Cima); e CEI Lucia Francisca Sagas (Areias do Meio), que juntas reúnem 339 alunos, correspondendo a 21% da rede municipal de ensino.

A prefeitura municipal de Governador Celso Ramos investiu mais de 60 mil reais na aquisição e instalação dos 18 aparelhos de 24 mil BTUS. A previsão é que em 2015 a rede municipal de ensino esteja com 100% de aparelhos de ar condicionado instalados em salas de aula. Para o prefeito Juliano Duarte Campos, o investimento significa mais respeito e estímulo ao estudante e a comunidade escolar de uma forma geral. “Na época de nossos pais nossas escolas não tinham a mínima condição de receber um aluno, hoje em nossa gestão, nós estamos equipando e reformando todas as escolas e garantindo que o sistema de ensino formará cidadãos para vida e excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, diz Juliano Campos.
Investimentos e Ideb em evolução.

No ano de 2013 o Município de Governador Celso Ramos equipou, reformou e ampliou escolas da rede municipal de ensino – um dos critérios para elevação do Ideb. A média que era de 4,7 em 2009 subiu para 5,5 em 2013, superando a meta de 5,4 (projetada para 2017).

São várias as ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte: a implantação do sistema de ensino Aprende Brasil, da editora Positivo; as reformas e ampliações das escolas; a capacitação dos professores com pós-graduação gratuita; a implantação de Centro de Educação de tempo integral; a distribuição de uniformes (calça, bermuda, short/saia, jaqueta, camiseta, regata, tênis e meia) e kit escolar (mochila, squeeze, kit higiene e material escolar).