Em Governador Celso Ramos, Projeto Limpeza dos Mares registra marca histórica

Neste domingo (8), a 20ª etapa do Projeto Limpeza dos Mares mobilizou um mutirão de voluntários e mergulhadores para retirar resíduos do mar, areia e encostas da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Criado em 2014 pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), o projeto retorna à praia onde tudo começou, com ação que recolheu 1,2 toneladas de lixo. Com estes números, o Limpeza dos Mares contabiliza 101,2 toneladas de resíduos retirados do litoral catarinense ao longo de 20 edições, marca histórica para o projeto que visa conscientizar para o problema do lixo na natureza.

“É uma marca histórica, mas que prova que precisamos conscientizar ainda mais o público”, afirma Michele Castilho, diretora da ACATMAR.

A diretora entidade explica que, entre os resíduos, foram encontrados animais mortos como uma tartaruga com cerca de 50 anos de idade com uma corda enrolada no pescoço, outra mais jovem e um pinguim. “Além disso, muitas embalagens, restos de material de pesca e construção, lonas entre outros. O que mais impactou foi a porta de uma geladeira e um fogão”, disse.

De acordo dados da entidade, aproximadamente 200 voluntários, entre mergulhadores e voluntários da comunidade, participaram do evento. As atividades de limpeza se concentraram principalmente no fundo do mar, praias e costões. O lixo deverá ser encaminhado para reciclagem e para aterros sanitários.

Para a diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara de Azevedo de Mello, o município é privilegiado por ter mais de 40 praias e duas unidades de preservação ambiental (APA), por isso ações e projetos são necessárias para reforçar cada vez a importância da colaboração da sociedade na educação ambiental. “Neste sentido, o Limpeza dos Mares é de extrema importância para nosso município [porque] vai ao encontro com a premissa da prefeitura de proteção aos recursos naturais”, diz Luciara.

O Projeto Limpeza dos Mares foi criado em 2014 pela ACATMAR e teve sua primeira ação de limpeza na Praia de Palmas. Além dos mutirões de limpeza em praias da costa catarinense, o projeto também realiza palestras em escolas visando a conscientização.

A ação de domingo foi realizada pela entidade com apoio da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos com a participação de outras entidades como o Corpo de Bombeiros Militar de SC, Capitania dos Portos de SC e ICMBio.