SEGUNDA SEMANA DE QUEDA EM NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 EM GOV. CELSO RAMOS

Novo boletim semanal da vigilância epidemiológica apresenta 53 casos em monitoramento, 22 a menos que a semana anterior. Há 6 confirmados.

Uma ótima notícia para Governador Celso Ramos nesses tempos de quarentena. Pela segunda semana seguida, o município registrou queda nos números de casos suspeitos do Novo Coronavírus (Covid-19). Agora são 53 suspeitas em monitoramento, uma queda de 22 casos em comparação com a semana anterior, que registrou 75. As informações são do novo Boletim Oficial de Casos Sobre Monitoramento divulgado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, na segunda-feira (20/04).

Segundo a pasta de saúde, além das suspeitas em monitoramento o município, há seis (6) casos positivados para a Covid-19 cinco registrados no boletim e o sexto confirmado na tarde desta quarta-feira (22/04) pela vigilância epidemiológica municipal. A publicação registra ainda 38 casos descartados clinicamente e 42 suspeitas excluídas por meio de testes de diagnóstico.

Uma novidade do boletim é a mudança na apresentação das informações. Com isso, a população terá acesso a outros dados, como o número de mortes confirmadas (sem registro no município), mortes em investigação (sem registros) por Covid-19 no município, total de pessoas (156) que foram investigadas pela vigilância epidemiológica no município desde o início da pandemia e o número de casos recuperados (4 casos), que é quando o paciente se recupera e não transmite mais o vírus por via aérea, pois criou anticorpos suficientes para a recuperação. Essa mudança busca a padronização de outras cidades na prestação dessas informações ao público.

Para a Secretaria de Saúde, o município teve um achatamento da curva de casos suspeitos no município e, se todos continuarem com os cuidados, a tendência é reduzir cada vez mais, com uma estabilização dos casos confirmados.

Os motivos para esse otimismo estão nos próprios números e em como eles representam os resultados de medidas adotadas pelo poder público e pela população.

MEDIDAS ADOTADAS

Uma das medidas que contribuíram para a divulgação de informações mais precisas em relação ao Novo Coronavírus no município foi a compra de 1 mil kits de testes rápidos adquiridos pela prefeitura municipal. Eles possibilitaram testar mais pessoas e descartar os casos suspeitos negativados. O município recebeu 900 testes e a última remessa desse pedido chega nos próximos dias.

Outras medidas são a sanitização de vias públicas e locais de grande circulação de pessoas, o foco das equipes de saúde no atendimento rápido, o desenvolvimento de centrais de atendimento para tirar dúvidas e orientar cada pessoa e o isolamento social aderido pela população desde o início da crise pandêmica.

SE PUDER, FIQUE EM CASA

Nos próximos dias, o município retornará gradualmente às atividades. Mesmo com essa perspectiva de relaxamento da quarentena ou redução de sua adesão, a Secretaria de Saúde alerta que a população não deve esquecer os cuidados adotados para evitar a Covid-19.

A recomendação é que as pessoas evitem sair de casa, fazendo isso somente quando realmente necessitarem. O pedido vale para todos, principalmente aos idosos e as pessoas que pertencem aos grupos de risco. Outra recomendação é o uso de máscaras e a adoção de hábitos de higienização como lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel.

Para orientar moradores, tirar dúvidas e fazer um primeiro atendimento por telefone, foi criado o serviço 24h Alô Saúde GCR, que funciona nos números: (48) 3039 8827; (48) 3039 8543 e (48) 3039 8879.