BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA 1100 CASOS POSITIVADOS DE COVID-19 EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Levantamento foi divulgado na terça-feira (01/12). Município registrou 109 novos casos em relação ao levantamento anterior e seis óbitos.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (01/12) o novo Boletim Oficial de Casos em Monitoramento com dados dos registros do Novo Coronavírus (Covid-19) no município. Atualizado semanalmente, o relatório é elaborado a partir de informações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Até esta terça-feira, o município registrou 1100 pessoas positivadas e seis óbitos confirmados por coronavírus. O boletim desta semana apresenta 109 casos novos em comparação aos registros da semana anterior. Do total de positivados, 921 são pacientes curados e não transmitem a doença, o que representa uma taxa de recuperação de 84%. O número de pacientes ativos, que seguem em acompanhamento médico, ficou em 179.

2.067 suspeitas foram descartadas por teste diagnóstico e via análises clínicas. Desde o início da pandemia, em março, até o fechamento desta matéria, 3.918 pessoas foram investigadas pela vigilância epidemiológica, aproximadamente 27% da população.

Em relação aos seis óbitos registrados, são quatro homens e duas mulheres, com idades entre 60 e 82 anos.

CORONAVÍRUS NA REGIÃO

MAPA DE RISCO POR REGIÃO, divulgado pelo Governo Estadual em 24 de novembro, apresenta a região da Grande Florianópolis com a classificação vermelho, de “Risco Potencial Gravíssimo”. De acordo com o BOLETIM divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na terça-feira (01/12), Santa Catarina apresenta 372.545 mil casos confirmados e 3.809 mil óbitos.

AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS

O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (01/12) pela vigilância epidemiológica municipal apresenta crescimento nos registros relacionados à Covid-19 no município. Se comparados com o relatório da semana anterior, publicado no dia 24 de novembro, os registros de novos casos praticamente dobraram.

Para a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, esse aumento tem dois motivos. O primeiro está relacionado aos resultados de exames que estavam represados pela Secretaria de Estado da Saúde nas últimas semanas.

Esse represamento aconteceu por causa da elevada demanda de testes realizados diariamente, o que comprometeu a capacidade de processamento de exames. Isso gera uma demora entre a coleta de exames para o diagnóstico da doença, realizado pelas equipes de Saúde do município, e a liberação do resultado desses testes, ocasionando um acúmulo de números de casos.

Quando liberados, os dados de uma semana são somados aos que ficaram acumulados e o resultado é um aumento acima da média de semanas anteriores. O boletim divulgado nesta terça-feira (01/12) pelo município, portanto,  apresenta os casos registrados de uma semana somados aos resultados represados em duas ou até três semanas.

O outro motivo para o aumento é o relaxamento da população em relação aos cuidados para evitar a transmissão da doença.

Mesmo com as restrições sugeridas pelas autoridades de saúde, é comum encontrar pessoas ignorando medidas de segurança sanitária, como manter o distanciamento social, evitar aglomeração e usar máscaras de proteção. Esse relaxamento está comprometendo o controle da disseminação da doença.

Entretanto, embora os números indiquem novamente uma tendência de alta, esse cenário ainda pode ser revertido se todos fizerem sua parte. Para ajudar a evitar que os casos de Covid-19 cresçam no município e na região, torna-se cada vez mais urgente que a população siga as recomendações de segurança sanitária.

É preciso buscar e confiar em informações de órgãos oficiais, adotar hábitos como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e a máscara ao sair de casa. São medidas individuais que, se todos adotarem, trarão resultados para toda população.

LEMBRE-SE

•            Use máscara;

•            Use álcool em gel para higienizar as mãos e superfícies;

•            Cuide das pessoas que pertencem aos grupos de risco;

•            Fique em casa e mantenha o isolamento social, quando possível;

•            Cobre aquelas pessoas que não seguem essa cartilha sanitária.

SAÚDE GCR

Para buscar por informações, ligue para a Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento: (48) 3039 7598.

Você pode conferir todos os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde e Saneamento clicando AQUI.