ESTUDANTES DA ESCOLA PROF. ELVIRA SARDÁ DA SILVA RECEBEM PALESTRA SOBRE A DENGUE

A palestra foi ministrada pela equipe municipal da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica para 71 alunos do ensino fundamental I.

71 alunos de três turmas dos 2º e 3ª anos do ensino fundamental I da Escola Municipal Professora Elvira Sarda da Silva, no Bairro Areias de Baixo, participaram de uma aula diferente na tarde de terça-feira (06/06). Os estudantes receberam palestras sobre perigos da Dengue e do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor dessa doença e outras como Zika e Chikungunya.

A proposta da iniciativa foi promover a conscientização desde cedo nos alunos para que eles instruam pais e amigos e, todos juntos, ajudem no combate desse perigo epidemiológico no município.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Governador Celso Ramos, a palestra foi ministrada pelos servidores da Vigilância Sanitária (VISA), o agente Guilherme Brzoskowski dos Santos e a auxiliar administrativa Sabrina de Oliveira Carvalho, e enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Gabriela Callado, profissionais que representaram Secretaria Municipal de Saúde.

“Há décadas, não tínhamos o mosquito da Dengue em Santa Catarina, hoje nós temos. Há alguns anos também não tínhamos o mosquito em Governador Celso Ramos, hoje nós temos em todos os bairros. Isso porque o inseto se multiplica muito rápido e fácil”, Guilherme Brzoskowski dos Santos explica aos alunos.

Na fala, o agente acrescenta ainda que, por esse perigo ser presente, torna-se cada vez mais pertinente eliminar os locais de água parada em todos os lugares, sejam públicos ou privados.

Na palestra, os alunos conheceram o ciclo de vida do mosquito, os locais que podem se transformar em criadouros, os sintomas da dengue e outras informações. Entre uma informação e outra, cada aluno citou um exemplo de casa ou de residências vizinhas de locais que poderiam facilitar a proliferação do mosquito, como caixas-d’água abertas e lixo jogado em terrenos baldios.

Para facilitar o ensino, os palestrantes organizaram brincadeiras com a temática do combate à dengue, como jogo dos erros. Ao final do encontro, cada criança ganhou um kit infantil, com jogos de tabuleiro e outras brincadeiras, elaborado para ajudar na luta contra o mosquito.

O dia de palestra integra as estratégias educativas que a Saúde Municipal realiza para conscientizar e combater a Dengue em Governador Celso Ramos. Além das escolas, iniciativas semelhantes acontecem com os grupos de mães e os grupos de idosos do município.