SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRAIAS GANCHEIRAS

Iniciativa de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos mobiliza dezenas de turistas e moradores para expor resultado de pesquisa sobre o lixo marinho.

 

Cinco praias de Governador Celso Ramos vão receber uma ação que visa desenvolver sensibilização e educação ambiental com os banhistas e moradores na temporada de verão 2021. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e vai aproveitar a movimentação nas praias para levar conhecimento sobre os impactos do lixo marinho. O primeiro dia da ação aconteceu na tarde desta terça-feira (12/01) na Praia de Palmas. As outras praias a receber a iniciativa são: Praia Grande (14/01), Ganchos de Fora (19/01), Praia das Cordas (21/01) e Tinguá (26/01).

 

Na estrutura montada nas areias da praia, servidores municipais apresentaram aos banhistas informações sobre Meio Ambiente e 20 itens da Coleção Didática Lixo Marinho, que é um acervo composto pelo lixo coletado nas praias do município e que serve como ferramenta de Educação Ambiental.

 

De acordo com a engenheira ambiental Bruna Costa, foram “levantadas todas as características da zona costeira, os impactos do lixo marinho, como vai afetar os ambientes, os benefícios, a questão climática, e com essas informações buscou-se criar ações positivas e sensibilizar as pessoas para que se tenha alguma mudança de comportamento em relação a destinação correta do lixo”.

 

A atividade será realizada durante a alta temporada de verão no município, especificamente nos meses de janeiro e fevereiro devido ao alto fluxo de visitantes. Após, a coleção ficará em exposição na Escola Municipal de Meio Ambiente.

 

COLEÇÃO LIXO MARINHO

 

A Coleção Didática Lixo Marinho começou a ser exposta em maio de 2020 na Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (EMMA). Foi desenvolvida pela engenheira Bruna Costa a partir de uma pesquisa sobre os cenários costeiros e a presença do lixo marinho, do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O projeto de uso desses materiais como ferramenta de Educação Ambiental foi estruturado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura e a EMMA.

 

A coleção montada com o lixo retirado das praias do município, no período entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, passaram por um processo de triagem, limpeza, identificação e classificação quanto a origem provável do lixo marinho. Depois foram armazenados em recipientes transparentes e receberam um rótulo com uma numeração específica correspondente a uma ficha catalográfica, para pudessem ser expostos em aulas com alunos da rede municipal e ações de sensibilização, com a realizada nesta temporada nas praias do município.