AÇÃO DE EDUCAÇÃO COM USUÁRIOS DA PRAIA BUSCA CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAÇÃO COSTEIRA

Atividades como jogos educativos e exposição de lixo marinho foram realizadas com o objetivo de formar cidadãos comprometidos com a preservação do ambiente marinho costeiro.

Despertar o interesse em colaborar para preservação do meio ambiente marinho costeiro. Esse é o propósito de uma ação que está acontecendo na Praia Grande, em Governador Celso Ramos, nesta temporada de verão. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEMEC) e da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), começou a ser realizada na quarta-feira (10/02) e se estenderá pelo mês de fevereiro. No projeto, educadores ambientais e servidores públicos levam informação e educação ambiental aos banhistas e à comunidade com o objetivo de formar cidadãos preocupados com a nossa biodiversidade e comprometidos com a preservação do ambiente marinho costeiro.

Nas areias da Praia Grande, a equipe de educação ambiental montou uma estrutura com diversos materiais educativos e também abordou os usuários da praia. Os banhistas receberam panfletos com informações sobre sustentabilidade e biodiversidade. Para as crianças, foram desenvolvidos jogos, oficinas de reciclagem e atividades educativas com assuntos relacionados à preservação do patrimônio ambiental. A equipe também fez doação de mudas de espécies nativas e frutíferas e uma exposição com material biológico e a coleção didática Lixo Marinho.

A diretora da EMMA, Luciara Azevedo, explica que a ação busca semear consciência ambiental aos usuários da praia, para que eles ajudem na tarefa de diminuir os resíduos sólidos que causam impactos no ecossistema costeiro e marinho. O resultado, espera-se, é uma praia mais limpa para todos, biodiversidade saudável e crescimento do turismo sustentável.

“Precisamos com urgência obter uma mudança de atitude para que possamos diminuir os impactos provocados no ecossistema costeiro. Essa sensibilização se faz necessária para a manutenção e preservação da biodiversidade marinha”, disse Luciara Azevedo.

INICIATIVA PRIORIZA BANDEIRA AZUL

Essa iniciativa de educação com os usuários da praia faz parte das atividades do município relacionadas ao selo Programa Bandeira Azul, que é uma certificação internacional que atesta a qualidade das praias e marinas.

O programa se implementa por meio do cumprimento de critérios como gestão ambiental, educação e informação ambiental, qualidade da água e do ambiente costeiro, elaborados em conformidade com a Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE).

No município, iniciativas semelhantes são desenvolvidas para despertar a preocupação ambiental e encorajar a participação na preservação do meio ambiente marinho costeiro.