EXECUTIVO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DOS TRAPICHES DE CANTO DOS GANCHOS E CANTO DE FORA

ada estrutura terá 64 metros de comprimento, torneiras, atracadores e escada lateral para facilitar o embarque e desembarque de pessoas ou cargas. O prazo de construção é de seis meses.

O município de Governador Celso Ramos ganhará mais dois trapiches para deixar a cidade mais bonita e facilitar a vida dos pescadores. Na tarde desta quarta-feira (16/06), o prefeito municipal de Governador Celso Ramos assinou as ordens de serviço para a construção dos trapiches dos bairros Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora. A partir da assinatura, as obras têm 30 dias para início e prazo de seis meses para execução. As solenidades de assinatura aconteceram nesses mesmos bairros e contaram com a presença de autoridades locais, vereadores, servidores e população. Todos seguiram os protocolos sanitários para evitar o contágio pela Covid-19.

Os novos trapiches beneficiarão uma população de aproximadamente três mil pessoas, entre moradores e pescadores, que poderão usufruir das estruturas à beira-mar, além de potencializarem a economia de cada bairro por serem novos locais de visitação turística.

Cada trapiche será construído em forma de T, com dois segmentos que juntos têm a extensão total de 64 metros de comprimento – o primeiro segmento é o maior (3,90 metros de largura por 56 de comprimento) e sai da parte continental de cada bairro em direção ao mar; o segundo (15 metros de largura e 8 de comprimento) fica sobre o mar. As estruturas terão acesso a portadores de deficiência, torneiras, guarda copos, atracadores e escada lateral de oito degraus (construída no segundo segmento sobre o mar) para facilitar o embarque e desembarque de pessoas e a carga e descarga de pescados.

As obras estão orçadas no valor total de R $1.787.482, 47 (um milhão, setecentos e oitenta e sete mil, quatrocentos e oitenta e dois reais e quarenta e sete centavos). No trapiche do Bairro Ganchos de Fora, serão investidos R $1.018.705,55 (um milhão, dezoito mil, setecentos e cinco reais e cinquenta e cinco centavos), sob responsabilidade da empresa Trilha Engenharia Ltda. O trapiche de Canto dos Ganchos terá investimento de R $768.776,92 (setecentos e sessenta e oito mil, setecentos e setenta e seis reais e noventa e dois centavos), e a empresa responsável é a MLA Construções Ltda.

As duas obras têm prazo de execução de seis meses, a partir do recebimento das Autorizações para Execução dos Serviços assinadas nesta quarta-feira (16/06). Os serviços de construção são custeados por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), modalidade de crédito da Caixa Econômica Federal (CAIXA) criada para facilitar obras de infraestrutura.