PROJETO PRAIA LIMPA PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA DE PALMAS, EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Aproximadamente 20 alunos do ensino fundamental participaram da atividade. A quantidade de resíduos recolhida foi suficiente para encher 16 sacos grandes de lixo.

A Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (Semec) de Governador Celso Ramos, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), realizou um mutirão para recolher o lixo marinho na Praia de Palmas. A atividade, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22/09), faz parte do Projeto “Praia Limpa: o Mar Não Está Para Lixo”, que objetiva sensibilizar a população para o problema do lixo marinho, um dos principais poluentes em ecossistemas costeiros e marinhos.

A ação contou com a participação de 20 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito João Baldança Sobrinho, no Bairro Palmas. Antes da coleta de resíduos na praia e nas áreas de restinga, os estudantes participaram de uma palestra sobre os impactos do lixo marinho.

“É importante que os alunos aprendam na teoria e na prática os impactos do lixo descartado incorretamente. É um conhecimento que eles levarão para casa, onde vão reciclar, separar corretamente e reduzir o lixo doméstico”, disse a diretora da Escola do Meio Ambiente, Luciara Azevedo.

A quantidade de resíduos recolhida foi suficiente para encher 16 sacos grandes de lixo. Foram encontrados itens como tecidos sintéticos, garrafas PET, tampas plásticas, canos de PVC, uma armação metálica de guarda-sol, um tambor de óleo, entre outros. O que chamou a atenção dos participantes foi a grande quantidade de pequenos pedaços de plástico e de filtros de cigarro, considerados altamente tóxicos.

A maior parte do lixo coletado na ação foi recolhida pelas equipes do sistema municipal de coleta de resíduos. A outra parte integrará a Coleção Didática Lixo Marinho – Colixo GCR. Criada em 2020, essa coleção é composta pelo lixo marinho das praias do município e serve como ferramenta de educação ambiental. O acervo está em exposição permanente na sede da EMMA, no Bairro Costeira da Armação.

O Projeto “Praia Limpa: o Mar Não Está Para Lixo” continua com as atividades de educação ambiental e com os mutirões de limpeza na Praia de Calheiros (28/09), Praia da Fazenda da Armação (05/10), Costeira da Armação/Baía dos Golfinhos (19/10) e Praia de Canto dos Ganchos (05/11). As atividades serão canceladas em dias chuvosos.