SAÚDE DO HOMEM: SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO REALIZA MUTIRÃO PARA REALIZAR EXAMES DE PSA EM HOMENS

A ação foi na Policlínica de Calheiros, no dia 27 de novembro, e foi uma das consequências das atividades realizadas na campanha Novembro Azul.

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizou um mutirão para atender à demanda de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA – Prostate-specific antigen) em homens acima de 40 anos de todos os bairros do município. A ação aconteceu na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros, no dia 27 de novembro, e foi uma das consequências das atividades realizadas na campanha Novembro Azul.

Ao todo, foram coletadas 112 amostras de sangue para o exame que é usado para rastrear o câncer de próstata em homens assintomáticos ou sintomáticos. Para fazer o exame, o paciente precisava passar pela avaliação da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro onde reside.

Os atendimentos começaram pela manhã e se estenderam até o período da tarde no Laboratório Municipal, que funciona dentro do prédio da PAM e PA. Além dos exames, os pacientes receberam orientações sobre cuidados com a saúde masculina, sobre o câncer de próstata e outros cuidados para manter uma vida saudável, e até um café da manhã.

SOBRE O PSA

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigen, que na tradução livre significa “Antígeno Prostático Específico”. O PSA é uma proteína encontrada no sangue, no esperma e nas células da próstata, e tem a função de tornar o esperma líquido. Os valores dessa proteína que estão presentes na sorologia do homem podem ser medidos por meio de amostras de sangue. O exame pode ser realizado em homens com sintomas e assintomáticos.