GOVERNADOR CELSO RAMOS INSTALA DUAS UNIDADES DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E INICIA PROJETO PARA LEVAR BALNEABILIDADE A TODAS AS PRAIAS DO MUNICÍPIO

As URAS limpam até 90% dos efluentes do Bairro Ganchos de Fora, deixando-os limpos e aclarados antes de serem lançados no mar. O município estuda ampliar o projeto em 2022.

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) receberam e instalaram duas Unidades de Recuperação Ambiental (URA) na Praia de Ganchos de Fora, e iniciaram em 2021 um projeto piloto de saneamento que melhora a qualidade da água do mar. Os equipamentos, com capacidade de limpeza de até 90% dos efluentes antes de serem jogados ao mar, ajudaram a deixar as águas da praia aptas ao banho, e esse resultado motivou a proposta de estender o projeto a outras localidades do município em 2022.

Orçados em R$ 100 mil, as duas URAs foram doadas pelo setor privado ao município por meio da Prefeitura e do SAMAE, que ficaram responsáveis pelo estudo de impacto ambiental e definição do local onde ficariam. Os aparelhos foram instalados nos dois únicos pontos de despejo de esgoto do bairro, localizados na Rua Elpídio Alves Nascimento e na Rua dos Navegantes, distantes 200 metros um do outro, e começaram a funcionar em fevereiro no projeto piloto que buscou recuperar as águas da praia de Ganchos de Fora.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente o projeto de recuperação pluvial é um primeiro passo para levar saneamento básico a todo município. A Prefeitura e o SAMAE já estão realizando estudos para levar, em 2022, a instalação das URAs em redes fluviais de outros bairros que necessitarem, e aumentar a quantidade de locais com ótima qualidade de água marinha.

Segundo o Relatório de Balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) do dia 14 de dezembro, dos 13 locais de coleta realizada em Governador Celso Ramos, somente oito estão próprios para banho – em Ganchos de Fora não é realizada a coleta pelo IMA.

Com o aumento no número de locais com balneabilidade, o plano é trazer mais certificações ambientais como o Bandeira Azul, que na temporada 2021/2022 foi conquistado pela Praia Grande (Caravelas). A ideia é transformar Governador Celso Ramos em sinônimo de qualidade ambiental, atrair turistas que buscam contato com a natureza e águas cristalinas, e manter a balneabilidade em mais de 50 praias e cinco ilhas, sendo duas unidades de conservação (a Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim e a Reserva Marinha Biológica do Arvoredo), na baixa temporada e no verão, período de aumento de visitantes.

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DA URA

Cada Unidade de Recuperação Ambiental capta o esgoto do Bairro Ganchos de Fora, absorve, trata e transforma essa poluição em efluente limpo e aclarado antes de ser escoado para o mar. Os equipamentos funcionam 24 horas, mas podem ser desativados em dias de chuva, quando a vazão das águas dos locais onde estão instalados é maior, o que evita que o equipamento sofra avarias ou se danifique em dias de fortes chuvas.