OBRAS DE DESASSOREAMENTO DO RIO JORDÃO INICIAM NA SEGUNDA-FEIRA (09/05)

As primeiras escavações começaram na foz do Rio Jordão, e devem seguir em direção à nascente, que fica no Bairro Areias do Meio. Essa intervenção vai melhorar o escoamento do curso de água.

Obra esperada, iniciaram-se, na segunda-feira (09/05), os serviços de desassoreamento do Rio Jordão, curso de água que percorre os bairros Areias do Meio e Jordão. O rio tem aproximadamente 7,5 quilômetros e se une ao Rio Inferninho antes de desembocar no mar, na Baía de Tijucas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, nos dois primeiros dias, uma escavadeira hidráulica removeu os resíduos e sedimentos acumulados do fundo do rio, com o objetivo é aumentar suas dimensões para oito metros de largura e quatro de profundidade. Até o fechamento desta matéria, foram escavados aproximadamente 100 metros de curso de água.

Os trabalhos começaram na bifurcação com o Rio Inferninho, a cerca de 800 metros do mar, e seguirão em direção a Areias do Meio. Essa estratégia de ação, de desassoreamento da foz para a nascente, é utilizada para que a profundidade seja ajustada conforme as escavações avançam.

Essa intervenção vai melhorar o escoamento do curso de água e, como consequência, minimizará as inundações decorrentes de transbordamentos, principalmente em dias chuvosos. Outro efeito positivo é a diminuição dos focos de mosquito, como o Aedes Aegypti, o que auxilia no enfretamento da dengue.

O desassoreamento beneficiará agricultores e moradores dos bairros Areias do Meio e Jordão. Para executá-las, a Prefeitura obteve licença ambiental emitida pela Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV). As obras devem seguir pelos próximos 60 dias.

Os serviços estão orçados em R$ 309 mil. Desses valores, R$ 109 mil são recursos próprios da Prefeitura Municipal e R$ 200 mil são transferências especiais, como repasses parlamentares.