OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA BASE PROVISÓRIA DO SAMU AVANÇAM

Atualização é desta sexta-feira (26/08). O alicerce e as primeiras colunas estão praticamente prontos. O SAMU-192 ajudará a diminuir o tempo de resposta em atendimentos no município e região.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (26/08) imagens do andamento das obras de construção da base provisória do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Governador Celso Ramos, estrutura que funcionará como abrigo da ambulância. As imagens demonstram que o alicerce e as primeiras colunas estão praticamente prontos.

De acordo com a assessoria da Pasta de Saúde, para acelerar a inauguração do serviço no município a construção foi adaptada para ficar anexa ao prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Palmas. Isso permite que espaços sejam compartilhados, propicia conforto aos profissionais do serviço e torna o atendimento mais ágil e rápido. A medida atende aos critérios exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) para que o município tenha o SAMU-192 com base provisória, em um primeiro momento, e execute, mais tarde, o projeto da Base Descentralizada (definitiva).

A estrutura provisória também foi pensada para ser reutilizada como uma extensão da UBS de Palmas, quando a base definitiva estiver em funcionamento. A unidade de Saúde do bairro é uma que tem aumento no número de atendimentos durante a temporada de veraneio.

Outra informação importante é que o veículo que será transformado em ambulância para urgências e emergências encontra-se em linha de produção. Em breve, uma equipe técnica do município fará uma vistoria para averiguar se atende aos padrões do Ministério da Saúde para sua habilitação.

MAIS SOBRE O SAMU GCR

O projeto de implementação do SAMU-192 em Governador Celso Ramos foi iniciado em janeiro deste ano, quando a Prefeitura Municipal iniciou a articulação para a instalação do serviço e aquisição de uma ambulância. Em abril foi aprovada a proposta municipal junto ao MS para liberação da unidade móvel. Depois das primeiras tratativas, a Prefeitura providenciou o início da construção da base provisória.

O município possui uma área territorial de 117,185 quilômetros quadrados, acesso terrestre único, pista simples, percurso sem acostamento e com relevo acidentado, além de 15 bairros e uma população de mais de 14 mil habitantes, que pode ultrapassar 100 mil habitantes na temporada de verão.

Esses fatores contribuem para o aumento do tempo de resposta durante atendimentos. Algumas ambulâncias, por exemplo, precisam vir de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos ou Tijucas.

Quando estiver em funcionamento, o SAMU-192 contribuirá para a diminuição do tempo/resposta e aumento das chances de sobrevida de pacientes atendidos no município e na região.