EM GOV. CELSO RAMOS, OS PESCADORES À ESPERA DA TAINHA ESTÃO PROTEGIDOS CONTRA A GRIPE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento vai aos abrigos de pesca do município para vacinar os pescadores artesanais contra a influenza (Gripe). A ideia é proteger a saúde desses trabalhadores e ainda ajudar a preservar a tradição da pesca da tainha.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento e Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta sexta-feira (27/05) uma série de visitas aos abrigos de pesca do município para imunizar os pescadores artesanais contra a gripe no período de safra da tainha.

As visitas são realizadas por cinco profissionais de Saúde, equipados com seringas e uma caixa térmica com as doses. A primeira aconteceu no Bairro Palmas, mas a partir de segunda-feira (30/05) a equipe percorrerá os demais ranchos e contêineres do município para realizar aplicação das vacinas.

Em Palmas, 15 pescadores estavam de olho nos movimentos do mar para a captura artesanal do peixe ou tecendo as redes usadas na pesca no momento em que receberam os profissionais de Saúde. Todos receberam foram imunizados contra a gripe.

Para o pescador Ercílio Antônio Bento, de 78 anos, a vacinação traz tranquilidade aos pescadores. “Não corremos o risco de ficar doentes e ainda protegemos quem está ao nosso lado. Isso também ajuda a manter viva a pesca artesanal da tainha”, conta.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lidiana Cardoso, “essa iniciativa foi pensada para resgatar pessoas que, por motivo da temporada da tainha, não estiveram nas Unidades Básicas de Saúde do município para se vacinar, e ainda cuidar da saúde desses pescadores que, muitas vezes, deixam suas casas e famílias para passar seus dias nas praias expostos às adversidades do tempo à espera dos peixes”.

Em Governador Celso Ramos, desde 2013 a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Pesca e Maricultura, mantém o projeto Rede ao Mar, no qual são disponibilizadas estruturas de apoio aos pescadores durante a temporada da tainha, que em 2022 vai até 31 de junho.

São cinco estruturas montadas nas praias gancheiras, como ranchos de pesca e contêineres, com instalação elétrica e banheiros químicos. As praias de Fora e Sissial contam com ranchos de madeira; já os contêineres estão nas praias de Palmas, Praia Grande (Caravelas) e Cordas.

Lá, os pescadores podem guardar seus mantimentos e objetos pessoais, fazem suas refeições e confraternizam. Além das estruturas, os pescadores artesanais também recebem da Prefeitura Municipal cestas básicas.

Este ano a novidade ficou por conta dessa iniciativa de levar mais saúde aos trabalhadores do mar. O objetivo desse apoio do poder público municipal, por meio das pastas de Saúde e Saneamento e Pesca, é ajudar os pescadores e preservar a cultura da pesca da tainha, prática artesanal que faz parte da história do município.