GOV. CELSO RAMOS REALIZA 7º CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Sob o tema “Educação: Um olhar sobre novos tempos”, o evento reuniu educadores municipais para discutir temas relevantes para o ensino nas escolas municipais.

Os profissionais da Educação de Governador Celso Ramos estiveram reunidos no 7º Congresso Municipal de Educação, que aconteceu entre 19 e 22 de julho, no Hotel Águas de Palmas, no Bairro Palmas. Sob o tema “Educação: Um olhar sobre novos tempos”, o evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, buscou discutir sobre boas práticas, ferramentas e metodologias que poderão ser implantadas para melhorar a qualidade de ensino na Rede Municipal. O congresso também serviu para integração, troca de experiências e celeiro de propostas e ideias para enfrentar os desafios educacionais.

Participaram dos quatro dias de atividades, professores, auxiliares de sala, merendeiras, monitores, motoristas e auxiliares de serviços gerais, além de autoridades municipais, como o Prefeito, Marcos Henrique da Silva.

O primeiro dia de congresso, na terça-feira (19/07), contou com uma palestra motivacional para merendeiras, monitores, motoristas e auxiliares de serviços gerais, com a temática: Relações Socioemocionais no Espaço Escolar. Na ocasião, os servidores receberam os novos uniformes para uso na jornada de trabalho.

No segundo dia de evento, quarta-feira (20/07), as atividades desenvolveram-se na Escola de Educação Básica Municipal Abel Capella, no Bairro Canto dos Ganchos, local em que os professores se reuniram para uma formação pedagógica dividida em eixos temáticos.

Na quinta-feira (21/07), as dinâmicas retornaram ao Bairro Palmas, onde aconteceu a abertura oficial do congresso, com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva e autoridades municipais. O dia ficou marcado pela premiação Educador Destaque, que reconhece professores que desenvolveram projetos inovadores com seus alunos neste ano letivo de 2022, e pela palestra da pedagoga Daniela Macambira, mestra em Linguística e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e autora do livro didático “Novo lendo você fica sabendo”. Realizou-se ainda a entrega de novas pastas para transporte de materiais didáticos a educadores municipais e de notebooks a todas instituições de ensino municipais, para auxiliar professores e diretores no processo de ensino e aprendizagem.

O encerramento do 7º Congresso Municipal de Educação ocorreu nesta sexta-feira (22/07) com a palestrante Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches. Graduada em Serviço Social e Pedagogia, Sanches é doutora em Educação e mestra em Psicologia da Educação, ambas as titulações pela PUC-SP, e autora do livro “Saberes e Afetos do ser Professor”. Além da palestra, também aconteceram apresentações realizadas por alunos da rede municipal de educação.