EM 5 MESES, PROGRAMA DE PRÓTESES DENTÁRIAS GRATUÍTAS DEVOLVEU O SORRISO A 42 PESSOAS EM GOV. CELSO RAMOS

O levantamento considera o período entre 24 de março até 31 julho. A iniciativa da Prefeitura Municipal proporciona inclusão social por meio da saúde bucal, e ajuda a elevar a autoestima das pessoas.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou na segunda-feira (15/08) o resultado dos cinco primeiros meses de funcionamento do Programa Devolvendo Sorriso, que disponibiliza gratuitamente próteses dentárias a moradores com a necessidade desse tipo de aparelho residentes no município.

No período de 24 de março, quando iniciou, até 31 julho, fechamento da contagem, o programa, viabilizado pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, atendeu a 42 pacientes com próteses, além de tratamentos, exames e procedimentos relacionados à saúde dos dentes e da boca.

Os serviços do Devolvendo Sorriso têm por objetivo garantir o atendimento de pacientes com dificuldades de acesso ao tratamento de saúde bucal. E quem ganha com essa iniciativa também é a equipe de profissionais que atua nesses atendimentos, que se sente motivada por resgatar sorrisos e por cuidar da população.

Para a cirurgiã dentista Viviane Dos Santos Baroni, que atua há um mês no Devolvendo Sorriso, a iniciativa proporciona inclusão social por meio da Saúde, e ajuda a elevar a autoestima das pessoas.

“É muito gratificante saber que o sorriso, que a risada voltou a rosto de cada um desses pacientes”, disse.

Baroni, porém, ressalta o papel da prevenção, principalmente para quem recebeu próteses parciais. “Cabe ressaltar que devemos atuar na prevenção, na recuperação e na reabilitação, para que aqueles pacientes que ainda possuem dentes, mas precisam de uma prótese parcial, saibam sobre a correta escovação e a importância de se manter esses dentes remanescentes”, explica.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Programa Devolvendo Sorriso, de acordo com a Secretaria de Saúde, é necessário que o interessado procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para solicitar o encaminhamento mediante uma consulta com o dentista da UBS. Após o encaminhamento, é realizada uma avaliação clínica do dentista do programa para verificar se há exodontias (o processo de extração de dentes que, embora nascidos normalmente, estejam comprometidos de uma maneira ou outra) a serem feitas ou se há dentes que podem ser recuperados. Dessa avaliação, define-se se o paciente receberá uma prótese parcial ou a total.

Depois da etapa, o usuário é encaminhado à assistência social da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, que analisa requisitos como renda e situação de vulnerabilidade. Se passar pela aprovação, o paciente inicia os procedimentos para moldagem e para receber a prótese. O tratamento completo dura menos de um mês. O programa tem a meta de atender 20 pessoas mensalmente.

O Programa Devolvendo Sorriso funciona da Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), localizada no Bairro Calheiros.

PESSOAS QUE VOLTARAM A SORRIR

O Programa Devolvendo Sorriso promove a saúde bucal e proporciona às pessoas atendias pela Secretaria de Saúde de Governador Celso Ramos uma possibilidade de obter próteses dentárias gratuitamente.

Paulo Reinaldo, paciente que recebeu a prótese superior e, em breve, colocará a inferior, conta que o procedimento mudou sua vida. “Antes [das próteses] ficava ruim até de fazer uma refeição e o sorriso era bem diferente. Agora melhorou, já posso sorrir pra todos e, em pouco tempo, o riso ficará completo com a parte de baixo”, relata.

A paciente Marcia Regina Gama Seia, com a nova prótese há três meses, usa aparelhos protéticos desde a juventude. Ela explica que faz vinte anos que precisava trocar sua prótese porque os dentes estavam desgastados. “Um dia fui ali [no programa] e fiz [a prótese]. Entre o molde e o colocar, levou um mês. Logo me adaptei”, conta. Com dentes novos em folha, Marcia tem motivos para rir ou dar uma boa gargalhada.

O trabalhador autônomo Jair Vieira conta que, antes do tratamento, sentia vergonha até de sair de casa. Porém, após colocar a prótese dentária superior, ficou “com um ‘sorriso Colgate’ e mais jovem”. Vieira ainda elogia a equipe de profissionais: “Eles merecem uma nota dez”. O autônomo está na fase de adaptação, quando a gengiva ainda está um pouco inchada, mas esse período tem duração de poucos dias. Depois desse tempo, o desconforto inicial dá lugar ao sorriso.

A iniciativa de Governador Celso Ramos melhorou a qualidade de vida do Paulo, da Marcia, do Jair e de outros pacientes que participaram. Cada munícipe ganhou mais um motivo para voltar a sorrir. O programa continua na Rede Municipal de Saúde, com foco nas pessoas que precisam desses aparelhos ortodônticos, para ajudá-las a resgatar a alegria de dar um sorriso.