REUNIÃO DE ABERTURA PARA REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR ACONTECE COM NÚMERO ELEVADO DE PARTICIPANTES

Com mais de 50 presentes e 136 participantes online, reunião inaugural do plano diretor acontece em Areias de Baixo.

O Plano Diretor é um instrumento legal, elaborado pela Prefeitura, e com a participação da população, para ordenar melhor o uso e ocupação do solo, e atender melhor as áreas de educação, saúde e mobilidade de uma cidade. Na noite desta quinta-feira, 27/1, com o Auditório da Secretaria Municipal de Educação lotado e muito participativo, a equipe de funcionários da Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos e da empresa vencedora da licitação MPB Engenharia, apresentou, na reunião de abertura, as principais ações para revisão e atualização do atual Plano Diretor de Governador Celso Ramos, em vigência desde o ano 1996.

A reunião inaugural do processo de revisão e atualização do Plano Diretor, que ocorreu no bairro de Areias de Baixo, contou com a presença de moradores de várias partes do Município, funcionários públicos, além de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Biguaçu, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, associações de moradores e até representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). A reunião inaugural também foi gravada e transmitida online pelas redes sociais com um alcance superior a 130 participantes.

A equipe técnica apresentou um breve histórico do Município, emancipado com o nome de Ganchos, em 1963, mas que foi fundado em 1742, juntamente com a edificação da Armação de Nossa Senhora da Piedade e da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim. Também, foram apresentados aspectos historiográficos, a legislação que autoriza o processo de revisão e atualização do Plano Diretor de 1996, e mapas que mostram a evolução da ocupação do solo, entre os anos de 1938 a 2021.

A população presente participou com perguntas e sugestões em relação ao novo plano diretor, e foi apresentado um cronograma preliminar para as oficinas participativas, nas seguintes datas:

27/FEV/2023 – SEGUNDA-FEIRA – JORDÃO;

28/FEV/2023 – TERÇA-FEIRA – AREIAS DE BAIXO;

07/MARÇO/2023 – TERÇA-FEIRA – FAZENDA DA ARMAÇÃO;

08/ MARÇO /2023 – QUARTA-FEIRA – PALMAS;

09/ MARÇO /2023 – QUINTA-FEIRA – CALHEIROS.

Você que participou presencial ou online, deixa sua opinião, sugestão ou crítica para aprimorarmos o processo de revisão e atualização do plano diretor. Convide um parente, amigo e vizinho e participe das oficinas. O Plano Diretor é um instrumento da população para pensar a cidade.