5ª OFICINA COMUNITÁRIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR É REALIZADA NO GINÁSIO DE CALHEIROS

O encontro visou ouvir os munícipes e coletar informações. A oficina abrangeu as comunidades de Calheiros, Ganchos, Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos.

Na noite de quinta-feira (09/03), a Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, e a empresa MPB Engenharia promoveram, no Ginásio Municipal de Calheiros, a 5ª Oficina Comunitária para Revisão do Plano Diretor do município. O encontro abrangeu as comunidades de Calheiros, Ganchos, Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos.

Semelhante às oficinas anteriores, o arquiteto da Prefeitura Municipal, lotado Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Fabian Grei Marinho, iniciou os trabalhos e apresentou informações sobre essas localidades.

Na segunda parte, foram criados quatro grupos de trabalho, um para cada respectivo bairro. Minutos mais tarde, após debate interno, cada grupo elegeu um representante para apresentar as propostas de mudança, elencadas a partir do preenchimento de formulários nos quais os debatedores descreveram o que mais gostam e o que precisa melhorar na cidade.

A reunião no Ginásio de Calheiros foi o último encontro do ciclo de oficinas realizado pelo poder público para ouvir os munícipes e coletar informações. Esses dados ajudarão a nortear os técnicos responsáveis a prosseguir com a elaboração e desenvolvimento da revisão do plano diretor.

Futuramente, a participação da população será novamente importante com a realização das audiências públicas, ainda sem datas definidas para acontecerem.

Ressalta-se que Plano Diretor é um instrumento legal que ajuda no planejamento do município. Apresenta regras de crescimento de bairros, uso do território municipal para habitação e diretrizes para construções de prédios e residências, bem como espaços que devem ser preservados. Por sua relevância, necessita de uma construção coletiva que conta principalmente com a voz da população.