PREFEITURA DÁ INÍCIO A INSTALAÇÃO 80 CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO NO MUNICÍPIO

As câmeras começaram a ser instaladas em prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas. A iniciativa integra as ações para tornar o município referência em segurança.

Na quinta-feira (30/03), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Gestão do Trânsito, deu início à instalação de 80 câmeras de videomonitoramento por todo o município. Os equipamentos ficarão em edifícios públicos e em pontos estratégicos (como praças, vias públicas, escolas e trapiches). A expectativa é tornar a segurança pública mais presente em Governador Celso Ramos.

“Esse projeto tem o objetivo de monitorar os bens públicos e, além disso, ampliar a sensação de segurança na população”, disse o secretário de Segurança Pública, James do Amaral.

O processo de instalação, que começou pela Armação da Piedade e se estenderá por todos os bairros do município, deve levar poucos dias. Depois da colocação dos equipamentos, o próximo passo será a aferição e coordenação de imagens de cada câmera para, depois disso, inicialização do sistema.

Com o sistema em funcionamento e on-line, será disponibilizado um link no site da Prefeitura para acesso das imagens em tempo real. O monitoramento ficará sob o comando da Secretaria de Segurança Pública e Gestão do Trânsito, que é a pasta responsável pela gestão municipal das políticas públicas relacionadas à segurança.

A viabilidade do projeto foi possível por meio do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), no qual o município é conveniado, que facilitou o procedimento administrativo na contratação e qualificação de equipamentos a serem usados com um valor abaixo do mercado.

Quando estiver em atividade, esse projeto complementará as outras iniciativas de segurança pública que a Prefeitura realiza junto a outras entidades, com Polícia Militar de Santa Catarina, para tornar Governador Celso Ramos uma cidade referência em segurança.