2ª DIA DE PROJETO BOMBEIRO MIRIM TEM AULA TEÓRICA E JOGOS LÚDICOS

O encontro foi conduzido pelo Comandante do Corpo de Bombeiros do município e pela diretora da Escola do Meio Ambiente, que trouxeram diversos conteúdos e dinâmicas.

Na tarde de terça-feira (09/05), a Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (EMMA-GCR) recebeu 40 alunos de três escolas municipais para o segundo encontro do Projeto Bombeiro Mirim. A aula foi comandada pelo 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros do município, Wilson Coelho Junior, e pela diretora da EMMA-GCR, Luciara Azevedo, que trouxeram conteúdos teóricos, conhecimentos sobre emergências e urgências e jogos lúdicas para fixar os conhecimentos.

Wilson Coelho Junior abriu este segundo encontro. O comandante conduziu os alunos à ordem-unida, prosseguiu com o canto do hino nacional e depois passou à apresentação dos conteúdos relacionados ao projeto, como o propósito do programa e os deveres do bombeiro mirim.

Mais tarde, a educadora Luciara Azevedo conceituou sobre os atendimentos de urgência e emergência e as diferenças entre os dois tipos de procedimentos. Ela explicou como funciona a estrutura e os veículos do Corpo de Bombeiros. A educadora também mostrou quais são principais números de emergência e como usá-los, mas alertou para os problemas causados pelos trotes.

No final da aula, os alunos participaram de um jogo interativo no qual o vencedor foi aquele que mais acertou perguntas relacionadas aos temas abordados no encontro.

O Projeto Bombeiro Mirim teve início este ano e é destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal. Funciona a partir da parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Corpo de Bombeiros do município, e busca capacitar estudantes da rede municipal de ensino para agirem de maneira preventiva em situações de risco, formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício da cidadania.

Ao todo, serão 11 encontros com aulas teóricas e práticas nas quais os estudantes aprenderão conhecimentos básicos de primeiros socorros, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental, entre outros conteúdos.

Além das aulas, o projeto prevê saídas externas, como visita ao Batalhão de Bombeiros de Biguaçu e ao Batalhão de Operações Aéreas, em Florianópolis. Ao final do curso, a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos organizarão a formatura dos 40 participantes do Projeto Bombeiro Mirim 2023, com direito a batismo com banho de mangueira.