PROJETO FEIRA NA PRAÇA CHEGA A CANTO DOS GANCHOS… E É SUCESSO

A feira aconteceu na Praça Guilherme Simão Alves, no sábado (01/07), e contou com mais de 32 expositores e muitas oportunidades de negócio para artesãos do município.

Em Governador Celso Ramos, o Projeto Feira na Praça, criado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, pretende levar as feiras de artesanato a diversos bairros do município para estimular o turismo e oportunidades de negócio. Na iniciativa, o Poder Público organiza uma estrutura para que artesãos da cidade possam oferecer seus produtos e objetos artesanais, que realçam os costumes e hábitos da cultura local, para gerar renda. As feiras acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês em um bairro diferente.

A última edição do projeto foi realizada no sábado (01/07), na Praça Guilherme Simão Alves, Bairro Canto dos Ganchos, em um evento que reuniu a população, turistas e expositores.

Nas barracas e mesas, peças de bordado, cerâmica, madeira e uma diversidade de trabalhos manuais, além de salgados, doces e bolos. Tudo foi produzido com muito carinho por 32 expositores, grupos de idosos e de mães e integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gov. Celso Ramos. Muitos dos que estiveram na feira são artesãos que fazem parte da Associação dos Artesãos de Governador Celso Ramos, criada pela Secretaria Executiva de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória.

“A feira, que faz parte do calendário da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, passa uma vez por mês em bairros diferentes da cidade. A ideia do projeto é oportunizar os artesãos da cidade a mostrarem seus belos trabalhos e fazer com que os munícipes e visitantes conheçam a riqueza do artesanato da cidade, que vai desde o bordado até artesanatos com conchas e areia da praia, tudo isso confeccionados pelos artesãos gancheiros”, explica o secretário-executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão.

Para os expositores, a edição de sábado ficou marcada pela organização, valorização do artesanato local e vendas.

“Achei tudo bem organizado. Não tivemos trabalho nenhum. Chegamos e as mesas e barracas já estavam montadas. Tudo maravilhoso, obrigada aos organizadores da feira”, agradeceu a artesã Adélia, que mora no Bairro Areias de Baixo.

“Quero expressar aqui a gratidão pela oportunidade, pela receptividade e por todos os cuidados para que todo saísse bem nessa feira. Deus nos agraciou com um dia maravilhoso. E agora bora se preparar para a próxima”, conta a expositora Tatiani Ziegler.

“Esta iniciativa trouxe para a comunidade uma nova forma de sustento para as artesãs locais. Pois, para muitas, o artesanato é uma fonte importante de renda, e essas feiras de artesanato estão sendo uma forma de divulgar os trabalhos delas, das artesãs, e vender os produtos produzidos por elas mesmas. Muitos destes produtos produzidos foram ensinados de geração para geração, fazendo parte da própria cultura do município”, saliente uma expositora pediu para não ter seu nome divulgado.

As edições do Projeto Feira na Praça seguem um cronograma mensal e serão realizadas sempre no início de cada mês.

Para participar, o interessado deverá fazer cadastro na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, em Calheiros, das 7h às 13h. Para isso, basta levar um comprovante de residência, um documento pessoal e uma foto 3×4 para confeccionar a carteirinha. A partir do momento em que artesão estiver com a carteirinha, será membro do grupo de feirantes e artesãos do município e poderá participar das edições e expor o seu artesanato.

O cadastramento se encerra no dia 15 de julho. Depois deste prazo, o período para novos cadastramentos acontecerá após a temporada de verão 2023/2024.

CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS FEIRAS:

• 5 de agosto, no Bairro Fazenda da Armação;

• 9 de setembro, no Bairro Palmas;

• 7 de outubro, no Bairro Areias do Meio;

• 4 de novembro, no Bairro Areias de Baixo;

• No dia 15 de dezembro inicia, no Bairro Palmas, na praça, a Feira de Verão com os artesãos cadastrados.