PMSC REALIZA FORMATURA DO PROERD PARA 123 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

O programa tem o objetivo de capacitar crianças e jovens estudantes por meio de ações educacionais para viver de maneira saudável, longe dos perigos das drogas e da violência.

A noite de quinta-feira (06/07) foi de festa para alunos de quatro escolas municipais de Governador Celso Ramos formados no primeiro semestre de 2023 pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (PROERD).

Ao todo, 123 alunos concluíram as atividades dessa iniciativa que busca capacitá-los para viver de maneira saudável, longe dos perigos das drogas e da violência. Na formatura, participaram os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de educação básica Abel Capella, Profª Dalma Luz de Azevedo, Prof. João Baldança Sobrinho e Profª Maria Amália Cardoso.

O evento aconteceu no Centro Adventista de Treinamento e Recreação (CATRE), no Bairro Palmas, e contou com a participação do comandante do Agrupamento da Polícia Militar (PMSC) de Governador Celso Ramos, 1º Sgt. PM Alexsandro Silveira, e a Cabo PM Karina Santos, o prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário municipal de Educação, Adilson Costa, o presidente de Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Augusto da Cunha, e o secretário municipal de Segurança Pública e Gestão do Trânsito, James Amaral.

“Nós sabemos da grande importância que tem esse projeto e por isso damos [como Prefeitura e Secretaria de Educação] total apoio”, disse o prefeito Marcos Henrique da Silva.

Outra presença no evento foi a do Leão Daren, mascote do programa, que interagiu com os convidados. Os formandos receberam certificados de conclusão, fizeram o juramento do PROERD e participaram do sorteio de leõezinhos de pelúcia e outros brindes.

Sobre o programa, Cb Karina, que ministrou o curso, explica que o currículo é feito em dez lições (encontros) para os alunos do 5ª ano. Nesses encontros são abordados assuntos como escolhas saudáveis, como ser uma pessoa responsável que faça escolhas seguras, bullying e como lidar com situações de tensão.

“A gente tem uma grande preocupação em relação ao envolvimento de crianças com drogas e em relação à violência. O PROERD tem todo um estudo voltado para que a gente chegue nesse momento do 5º ano, em que seria o auge no qual as crianças têm a gente como exemplo, e nos observem e queiram fazer boas escolhas, com consequências saudáveis, para que eles sejam respeitosos”, disse.

A PM complementa que “a gente tem a canção do PROERD que é bem completa. A gente fala: quem te ensina é um amigo, mas é sua decisão. A gente vem para mostrar as boas escolhas, as consequências positivas e negativas de cada escolha, e que cabe a cada um deles fazer essas escolhas, sempre pensando no melhor resultado possível”.

O PROERD é uma iniciativa promovida anualmente pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, que tem a proposta de formar cidadãos conscientes e combater as drogas e a violência a partir da educação e do conhecimento.

No programa, essa consciência acontece por meio de cursos, palestras e atividades lúdicas ministradas por policiais treinados. Todos os anos, os alunos concluintes do curso se transformam em multiplicadores dos conhecimentos do PROERD na escola, com os amigos e no ambiente familiar.

A edição 2023 terá dez turmas de 5º anos, sendo cinco turmas trabalhadas no primeiro semestre e cinco que iniciam as atividades no segundo semestre e se formam no fim do ano.

O programa é realizado em Governador Celso Ramos desde 2001 na rede municipal e já formou 4.259 estudantes.