Novas oficinas do Centro de Convivência do Idoso desenvolvem a autonomia

Os idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, no Bairro Palmas, em Governador Celso Ramos, começaram o primeiro semestre de 2024 com boas notícias. O centro implementou novas e diferenciadas oficinas, que são ministradas por voluntários e têm a proposta de desenvolver convívio social, fortalecimento de vínculos, novos conhecimentos e autonomia.

Entre as oficinas, duas começaram nesta semana. A Recreação Pedagógica iniciou na segunda-feira (11/03) e Terceira Idade Conectada, nesta sexta-feira (15/03). O lançamento da segunda contou com a presença do vice-prefeito, Aldir Dourival Rosa, do secretário municipal de Ação Social, Maycon Alcides de Souza, e a diretora do CCI, Sandra da Silva de Melo.

“Só tenho a agradecer essa iniciativa, que ajuda os nossos idosos a conhecerem as novas tecnologias e como usá-las sem dificuldade”, disse Aldir Dourival Rosa.

“Estamos muito felizes com as ações criadas e oferecidas aqui no Centro de Convivência do Idoso. Elas emancipam e garantem dignidade, e os idosos aprendem novos conhecimentos, compartilham amizades com os colegas e expandem sua independência”, disse o secretário Maycon Alcides de Souza.

Para Sandra da Silva Melo, as “oficinas são essenciais para as pessoas terem novos conhecimentos e ficarem atualizadas. É muito importante para a pessoa idosa ter autonomia”.

Sobre as oficinas, a Recreação Pedagógica conta com 13 matriculados. Nela, os idosos são apresentados a diversas dinâmicas a cada encontro realizado sempre às segundas e sextas-feiras. Os encontros contam com jogos de cartas, brincadeiras e até dinâmicas que envolvem adivinhação. As dinâmicas buscam estimular o raciocínio, a memória e as habilidades intelectuais de cada idoso matriculado.

Na Terceira Idade conectada, também com 13 inscritos, os idosos aprendem mais sobre os smartphones e tiram todas as dúvidas sobre aplicativos, como usar as principais formas de pagamento, mandar mensagens e outras funcionalidades. A ideia é que os alunos saibam manipular os dispositivos móveis sem dificuldade, para que possam ter mais autonomia para, por exemplo, se comunicar com parentes, pagar uma conta ou mesmo registrar lindos momentos por meio de fotos.

Além dessas modalidades, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) também realiza atividades que estimulam a movimentação corporal, dança e educação física, e deve incorporar novas oficinas nas próximas semanas. Uma delas é a de horta caseira, prevista para os próximos dias.

Todas acontecem no prédio da instituição, localizado na Rua Rosendo Joaquim Sagas, Bairro Palmas, ao lado da UBS. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para participar, o interessado deve ir ao Centro de Convivência e apresentar comprovante de residência, cópia da identidade, atestado de Saúde para quem participar de oficinas com atividade física e preencher uma ficha de inscrição disponibilizada no Centro de Convivência.