Prefeitura inicia devolutivas para as quase 700 contribuições recebidas para Revisão do Plano Diretor

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e da MPB Engenharia (empresa de consultoria técnica), deu início nesta terça (10/10) às devolutivas para as 694 propostas recebidas para a Revisão do Plano Diretor Participativo de Governador Celso Ramos.

O formulário para contribuições ficou disponível para acesso de toda população no site da PMGCR entre 26 de julho a 31 de agosto de 2023. Além disso, também foram distribuídas versões impressas do documento para preenchimento nos seminários de apresentação da Leitura da Cidade e para representantes de associações de moradores dos bairros e do Comitê Gestor da Revisão do Plano Diretor. Esse material depois foi recolhido, digitalizado e organizado junto às contribuições enviadas online.

As quase 700 sugestões foram originadas de 313 formulários preenchidos por munícipes e associações de moradores. Ao todo 180 pessoas físicas e/ou associações deram suas contribuições.

A equipe técnica dividiu as propostas nos seguintes eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico; Dinâmica Imobiliária; Equipamentos Públicos; Financiamento do desenvolvimento urbano; Gestão Democrática e Participação Popular; Mobilidade e Transporte; Patrimônio Cultural; Qualidade Urbana e Ambiental; Saneamento Ambiental; Segurança Urbana; Turismo; Uso do Solo; Não se aplica.

Foi necessária uma força-tarefa da equipe técnica para analisar e responder todas as contribuições.  As devolutivas estão sendo encaminhadas por e-mail para os endereços informados nos formulários.

Próxima etapas

Como resultado de todas essas contribuições junto ao trabalho técnico, em breve, a PMGCR disponibilizará aqui no site para consulta pública as propostas de Revisão do Plano Diretor Municipal de Governador Celso Ramos, juntamente com a Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo Urbano de Governador Celso Ramos e a Lei de Parcelamento do Solo Urbano de Governador Celso Ramos.

Depois disso, será promovida Audiência Pública, proporcionando uma nova oportunidade para manifestações e contribuições da comunidade.