9.230 tainhas foram capturadas na safra 2023, segundo Tainhômetro GCR

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Pesca e Maricultura, divulgou na quarta-feira (16/08) o resultado do Tainhômetro 2023, ferramenta que contabiliza a quantidade de pescado na Safra de Tainha deste ano.

De acordo com o levantamento, no período entre 1º de maio e 31 de julho o município registrou a marca de 9.230 tainhas capturadas nas cinco principais praias que fazem parte da contagem oficial.

A Praia do Sissial ficou em 1º lugar no ranking, com 3.544 tainhas pescadas. O dia 19 de junho, por exemplo, foi um dos mais produtivos, 1.370 peixes capturados pelos pescadores.

Veja o ranking completo

Praia do Sissial: 3.544 tainhas capturaras
Praia Grande:2.100 tainhas capturaras
Praia de Palmas: 1.806 tainhas capturaras
Praia de Fora:1.041 tainhas capturaras
Praia das Cordas:739 tainhas capturadas
Fonte: Secretaria de Pesca e Maricultura de Governador Celso Ramos

Em Governador Celso Ramos, a Secretaria Municipal de Pesca e Maricultura desenvolve iniciativas para apoiar aos pescadores artesanais durante o período da pesca da tainha. A principal delas é o Rede ao Mar que oferece condições de trabalho, segurança e abrigo aos pescadores.

Nesse projeto, a Prefeitura instala contêineres e ajuda a manter os ranchos de pesca do município com a doação de cestas básicas aos pescadores e outros mantimentos. A proposta é ajudar os pescadores e fortalecer a cultura e tradição da pesca artesanal.