Ação fiscalização de embarcações acontece na Baía dos Golfinhos

Na manhã desta quarta-feira (26/02), a Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal e a Secretaria Municipal de Pesca, realizou uma ação conjunta para vistoriar embarcações pesqueiras e combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A operação ocorreu na praia da Baía dos Golfinhos e em suas proximidades, onde foram inspecionados barcos e resíduos depositados na vegetação e na areia da orla.

De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Rita de Cássia Amon, o objetivo da ação foi mapear embarcações abandonadas ou expostas na areia, identificar seus proprietários e avaliar as condições sanitárias de cada barco. Além disso, os agentes fiscalizaram objetos e resíduos descartados irregularmente, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Durante as vistorias, foram identificados pontos com acúmulo de água, mas nenhuma larva do Aedes aegypti foi encontrada.

Rita Amon destacou que, além das fiscalizações e das iniciativas de orientação sobre medidas preventivas, é essencial a colaboração da população no enfrentamento à dengue. A diretora reforçou a importância de adotar ações simples no dia a dia, principalmente com atitudes como evitar água parada em recipientes, principalmente durante o período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito. Para os pescadores, a recomendação é cobrir as embarcações com lonas ou virá-las com o casco para cima, evitando o acúmulo de água da chuva.