LIXO ELETRÔNICO: GOV. CELSO RAMOS INICIA PROJETO DE COLETA ELETRÔNICOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
O projeto de coleta de matérias eletrônicos funcionará a partir da próxima segunda-feira (20/06), no ecoponto que funcionará no Bairro Palmas.
A Prefeitura Municipal e a Fundação do Meio ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) iniciam, na próxima segunda-feira (20/06), o projeto de coleta de eletrônicos usados de pequeno e médio porte no município. A iniciativa tem por objetivo disponibilizar meios para a população gancheira dar uma destinação consciente de eletrônicos fora de uso em funcionamento ou não.
O ecoponto funcionará, de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, no Centro de Projetos e Educação Ambiental da FAMGOV, localizado junto ao Viveiro de Mudas, atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Palmas.
Podem ser descartados eletrônicos, como teclados e mouses, celulares, notebooks, computadores, aparelhos de CD ou DVD, entre outros itens – veja a lista completa abaixo. Não serão aceitos eletrônicos de grande porte da linha branca, como geladeiras, lavadoras de roupa, etc.
De acordo com a FAMGOV, o projeto pretende coletar eletrônicos sem uso para que não poluam o meio ambiente com plástico, metais e outros componentes, e contribuir para que esses materiais sejam transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso de computadores.
O projeto funciona por meio do programa Penso, Logo Destino, no qual Prefeitura, FAMGOV e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) assinaram, em abril de 2021, um convênio para permitir no município a logística reversa de eletrônicos e resíduos sólidos, como embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, entre outros. Nesse convênio, o município cria ecopontos para a população descartar seu lixo reciclável e destina esse material ao Programa Penso, Logo Destino, responsável por enviar os resíduos às empresas parcerias que fazem a gestão dos materiais.
A iniciativa de coleta de eletrônicos faz parte das ações do município para se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que estabelece aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de alguns produtos como óleo, pilhas e baterias, pneus, entre outros, o dever de implementar a logística reserva para dar a correta destinação final aos seus produtos depois de usados. Segundo essa legislação, o poder público deve incentivar e criar ações de conscientização sobre materiais e resíduos e iniciativas de educação ambiental.
Além do ecoponto de eletrônicos, a Prefeitura e a FAMGOV mantêm três coletoras de lâmpadas usadas, que foram instaladas no mês de maio deste ano em lojas de materiais de construção do município.
COMO FAZER O DESCARTE DE ELETRÔNICOS EM GOV. CELSO RAMOS
Antes de separar o eletrônico usado para o descarte consciente, a FAMGOV orienta ao morador que entre em contato com a instituição para verificar os tipos que podem ser entregues no ecoponto de Palmas.
O contato pode ser realizado por meio dos seguintes canais: telefone: (48) 3039-7511 e email: Famgov.sc@gmail.com.
O QUE DESCARTAR?
– Aparelho de celular, DVD, Fax;
– Baterias de Notebook e celular;
– Cable Modem;
– Cabos de força, de rede, de energia, de telefone ou fios elétricos;
– Carregador de celular;
– Central Telefônica;
– Cobre;
– Copiadoras;
– Descodificador;
– Disjuntor;
– Dissipador;
– Drive de CD/DVD;
– Estabilizador;
– Fonte ATX, de notebook, de energia;
– Gabinetes Computadores;
– HD de computador;
– Impressoras;
– Leitor de Cartões internos;
– Leitor de CD, DVD e Disquete;
– Memórias de computador;
– Micro-ondas;
– Monitor de Tudo e Led;
– Motor elétrico;
– Nobreak;
– Notebook;
– Desktop;
– Placa Mãe e placa de Fax-modem, de rede, de som, de vídeo e circuitos internos;
– Processador;
– Projetor Multimídia;
– Switchs;
– Telefones;
– Transformador;
– Vídeo Cassete;
– Pilhas;
– Tonner;
– TV Led;
– TV (não desmontada).