NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, ALUNOS DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM PARTICIPAM DE TRILHA ECOLÓGICA

Na caminhada, na Trilha do Chico Galego, Bairro Caieira do Norte, os alunos tiveram contato com a natureza e aprenderam na prática a importância da preservação do patrimônio natural.

Mais de 80 estudantes de escolas municipais de Governador Celso Ramos tiveram uma aula diferente na terça-feira (06/06). Os alunos, integrantes do Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, fizeram de uma trilha ecológica que teve o objetivo de aliar educação e consciência ecológica.

A caminhada ecológica aconteceu na Trilha do Chico Galego, que dá acesso à Praia do Porto, no Bairro Caieira do Norte. O grupo foi dividido em duas turmas de 40 integrantes; um fez o passeio no período da manhã e o outro no da tarde. A trilha foi comandada pelo 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros do município, Wilson Coelho Junior, e pela diretora da EMMA-GCR, Luciara Azevedo, que trouxeram conteúdos com a proposta de aliar educação e consciência ecológica.

De acordo com o 3º Sargento Wilson Coelho Junior, “o contato com a natureza, faz com que eles entendam a grande importância da preservação, muitas ocorrências que atendemos hoje, são em locais muito parecidos com o que visitamos. Lá eles puderam absorver o conhecimento de como devem se comportar em meio a uma trilha, saber onde devem caminhar e o que não devem fazer. Tivemos um momento de piquenique, onde pudemos observar o compartilhamento deles com o próximo, fazendo jus a um dos deveres do Bombeiro Mirim, ‘Praticar a solidariedade’”.

“Os alunos puderam aprender na prática o atual cenário no qual estamos inseridos, particularmente no que diz respeito às questões ambientais, sobre os danos que os lixos descartados de forma irregular podem causar ao meio ambiente e a perda do bioma em que estamos inseridos, a Mata Atlântica”, descreve a educadora Luciara Azevedo.

Nessa verdadeira aula ao ar livre, os alunos tiveram contato com a natureza e aprenderam sobre preservação do patrimônio natural, conservação das partes remanescentes de Mata Atlântica e a importância da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim, que completou 31 anos de existência em 2023, e foi criada para assegurar a proteção de população residente de boto-cinza (Sotalia fluviatilis), sua área de alimentação e reprodução, partes remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas importantes para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região.

Entre subidas e descidas, os pequenos observaram flores e árvores nativas e, ao final, puderam visitar a Praia do Porto, que fica à frente da Ilha do Anhatomirim, local que abriga a centenária Fortaleza de Santa Cruz. Para fechar o dia em campo, os trilheiros Bombeiros Mirins também fizeram uma ação de limpeza da praia, no qual percorreram a extensão de areia e as vegetações para limpar esses ambientes dos resíduos produzidos pelo homem.