Idosos de Governador Celso Ramos cultivam plantas em oficina de horta para fortalecer laços comunitários e promover saúde

No município de Governador Celso Ramos, um projeto iniciou o cultivo e em breve dará muitos frutos: o Horta Ergonômica, projeto que tem como objetivo principal promover o bem-estar dos idosos por meio do contato com a natureza e do cultivo de plantas. Sob a gestão da Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal, essa iniciativa, lançada no Bairro Palmas, proporcionará momentos de aprendizado, interação e autonomia para os membros mais experientes da comunidade.

Na quarta-feira (8/5), o prefeito Marcos Henrique da Silva, acompanhado da primeira-dama Angela Silva, da diretora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Aurora Francisca Rosa, Sandra da Silva de Melo, representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC) e da Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) marcaram o início do projeto com a aula inaugural. Doze idosos, inscritos no CCI, participaram da aula.

O Projeto Horta Ergonômica consiste em cultivar plantas em caixas preparadas especialmente para esse fim, com o auxílio de um engenheiro agrônomo da Epagri-SC. A estrutura é suspensa permite que os idosos participem das atividades sem a necessidade de se abaixar, contribuindo para o cuidado com a saúde e a coordenação motora.

“A iniciativa foi pensada para proporcionar momentos de aprendizado, conhecimento e autonomia, e promover um estilo de vida mais saudável e sustentável. Ao mesmo tempo, fortalece os laços entre os membros da comunidade, promovendo um ambiente de convivência enriquecedor para todos os envolvidos”, disse a diretora.

Sandra destaca que a iniciativa é fruto de uma colaboração voluntária entre diversas entidades, como a Epagri-SC, e secretarias municipais, como as pastas de Obras e de Agricultura. Desde o nivelamento do terreno até a doação de materiais, como sementes e adubo, a comunidade se uniu para viabilizar o projeto. A FAMGOV também ajudou com montagem da estrutura da horta e na sua manutenção. As madeiras e caixas conservadoras foram doadas respectivamente por uma construtora e por uma empresa de pesca do município.

No primeiro dia de oficina, os idosos tiveram uma pequena palestra sobre inovações para o desenvolvimento rural sustentável e foram logo para a prática. Na horta eles mexeram na terra e plantaram as primeiras verduras e sementes. Com as mãos na terra, aprenderam a cultivar plantas, incluindo verduras, leguminosas e temperos. O projeto também prevê aulas de compostagem, plantas ornamentais e naturopata, que aborda a importância e o uso correto de ervas medicinais.

Depois das primeiras oficinas, a expectativa é que os idosos colham aquilo que plantaram, atividade que os ajudará a trabalhar aspectos motores, sensibilidade e habilidades como concentração, foco, atenção e interação.

“Ao longo do desse processo, eles vão poder desenvolver a sensação de empoderamento, autonomia, além de fortalecerem os vínculos sociais e comunitários”, conclui Sandra Melo.