Bandeira Azul: ações de Educação Ambiental que iniciaram em janeiro seguem até março

Desde o início do ano, os educadores da Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos e a equipe gestora municipal do Bandeira Azul estão desenvolvendo diversas atividades de educação ambiental nas areias da Praia Grande (Caravelas), praia que tem a certificação internacional hasteada para a temporada 2023/2024. A proposta é envolver o público em atividades recreativas e lúdicas para conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. No total, são mais de 10 oficinas, que devem seguir até março, final da temporada de verão.

Entre as atividades estão as oficinas de reciclagem, bingo ecológico, jogo da biodiversidade, doação de mudas de espécies nativas e frutíferas, exposições, caça ao tesouro, entre outras brincadeiras e dinâmicas. Durante as ações, os educadores do município aproveitam para dar uma verdadeira aula com informações sobre sustentabilidade, perigo do lixo nos ambientes costeiros, segurança nas praias e outros conteúdos.

De acordo com as educadoras Luciara Azevedo e Iria Arrieche Oliveira, as atividades buscam proporcionar uma verdadeira jornada divertida e educativa sobre gestão de resíduos sólidos, com jogos interativos, demonstrações práticas e discussões.

“Os participantes aprendem como reduzir, reutilizar e reciclar materiais, além de como descartar adequadamente resíduos para proteger o meio ambiente. Já foram abordadas práticas seguras e saudáveis para que o dia de praia seja memorável e os participantes receberam noções sobre a identificação de bandeiras de segurança, prevenção de queimaduras solares e os cuidados que devemos ter com o mar”, contam.

A programação educativa na Praia Grande (Caravelas) objetiva cumprir requisitos do programa Bandeira Azul, como incentivar a educação ambiental com moradores do município e turistas. Também visa transformar os públicos impactados pelas ações em multiplicadores da causa ambiental.