FORMATURA DA 1ª EDIÇÃO DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM É REALIZADA EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Os 74 novos Bombeiros Mirins se formaram na noite de terça-feira (11/07), em uma solenidade repleta de emoção, homenagens e direito a batismo com banho de mangueira.

Na noite de terça-feira (11/07), aconteceu a formatura dos 74 integrantes do Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos. O evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Bairro Areias de Baixo, com a presença de autoridades municipais, amigos e pais dos formandos, marcou o encerramento da primeira edição do projeto.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos e instrutor das aulas, o 3º Sargento Wilson Coelho Junior, a formatura foi um dia especial em que todos celebraram a conclusão do curso iniciado em maio.

“Hoje, como coordenador e instrutor da primeira turma de Bombeiros Mirins de Governador Celso Ramos, sinto-me imensamente orgulhoso. Foi uma das melhores experiências da minha vida”, disse Wilson Coelho Junior em seu discurso.

Em sua homenagem aos formandos, o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa ressaltou ser um privilégio ter estudantes da rede municipal formados como bombeiros mirins. “Não tenho dúvidas de que desses alunos futuramente vai sair um soldado ou um cargo máximo de bombeiro. O meu muito obrigado aos alunos”.

De acordo com o secretário de Educação, Adilson Costa, a noite foi muito especial. “Falar sobre formação e qualquer espécie dentro da Educação é contribuir para com a transformação da sociedade”, salientou. Aos estudantes, o pedido foi para que “não esqueçam de uma coisa, sejam multiplicadores daquilo que aprenderam”.

Além dos discursos, a solenidade de conclusão do curso foi repleta de emoção e homenagens. Os destaques foram as homenagens aos instrutores do projeto e aos bombeiros comunitários que atuam no município, e também para os alunos destaque e para as melhores redações com temáticas relacionadas ao curso.

Mais tarde, os pequenos fizeram o juramento do bombeiro mirim e cada aluno recebeu seu certificado de conclusão. Ao final da cerimônia, os formandos foram batizados com o tradicional por banho de mangueira.

BOMBEIRO MIRIM DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

O Projeto Bombeiro Mirim é uma iniciativa realizada por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Governador Celso Ramos e a Secretaria de Educação.

Visa fortalecer nos estudantes do 6º ano do ensino fundamental da rede municipal os princípios morais e éticos, e proporcionar capacitação com conhecimentos básicos sobre a área de atuação dos bombeiros para que esses alunos possam agir de maneira preventiva em situações de risco.

Ao todo, foram 11 encontros com aulas teóricas e práticas nas quais os estudantes aprenderam conhecimentos básicos de primeiros socorros, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental e outros conteúdos.

Além das aulas, a formação contou com saídas externas, como as visitas ao Batalhão de Bombeiros de Biguaçu, ao Batalhão de Operações Aéreas de Florianópolis e à Ilha do Anhatomirim.