Governador Celso Ramos comemora primeiro ano do Programa Circular Tarifa Zero

Governador Celso Ramos celebra o primeiro ano de funcionamento do Programa Circular Tarifa Zero. A cidade foi uma das primeiras de Santa Catarina a adotar um sistema de transporte gratuito em janeiro de 2023, e logo se transformou em referência no tema mobilidade urbana. Para moradores e visitantes, o sistema proporciona economia com passagens, bem como conforto nas viagens intermunicipais.

Conforme estimativas da Prefeitura Municipal, no primeiro ano de operação o programa registrou 315 mil quilômetros percorridos e mais de 350 mil passageiros transportados, com uma média mensal de 26 mil usuários entre moradores e visitantes.

O prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, elogiou o desempenho demonstrado por meio dos números e falou sobre a importância do programa como um projeto de mobilidade urbana que beneficia diretamente a população.

“O programa é exitoso. A gente sabe que o Tarifa Zero contribuiu muito para a mobilidade da cidade, contribuiu para as pessoas arrumarem emprego, contribuiu para as pessoas de bairros distantes viajarem ao Posto Central de Saúde, à Prefeitura, aos bancos. É um sucesso que trouxe desenvolvimento para o município e, principalmente, para as pessoas”, disse Marco Henrique da Silva.

O vice-prefeito Aldir Dourival Rosa acrescenta que a iniciativa se tornou referência no estado, o que levou outros municípios a discutir propostas de transporte público gratuito.

“Depois que implementados esse projeto, muitas prefeituras fizeram iniciativas semelhantes, algumas com êxito e outras, não. Fico feliz que o nosso Tarifa Zero tenha tido sucesso e tenha motivado diversos outros que auxiliam a população”, conta.

O Programa Circular Tarifa Zero é prestado pela Prefeitura Municipal e funciona de segunda a domingo, com duas linhas principais e sete itinerários, em um total de 14 viagens diárias, sem custo para os usuários. As viagens são em ônibus executivos, com ar condicionado, sem necessidade de cadastro prévio e apresentação de qualquer documento.

“O ônibus é muito confortável, tem ar condicionado e os assentos são macios. As viagens são muito boas e de fácil acesso”, relata a moradora Taizi Valdinea Abilino.

Para as pessoas que usam o serviço diariamente, o programa melhorou a qualidade de vida. As viagens passaram a ter deslocamento facilitado, maior inclusão e economia de tempo e dinheiro. Ir ao trabalho, visitar parentes e amigos ou conhecer os pontos turísticos do município, como mirantes, trapiches e as belas praias, está mais rápido, barato e confortável.

“Já ouvi muitos elogios e eu também aproveito para elogiar, porque esse serviço facilitou a vida de muitas pessoas depois que começou a funcionar”, complementa Taizi.