NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS SOBRE O AUMENTO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, vem a público para abordar a preocupante tendência de aumento da população em situação de rua no município, alinhando-se à realidade enfrentada por muitos municípios do litoral catarinense e da Região da Grande Florianópolis.

Conscientes da gravidade dessa situação, nossa administração tem direcionado esforços significativos para lidar com essa questão complexa e sensível. Por meio de abordagens regulares e atenciosas, nossa equipe busca compreender as necessidades individuais dos cidadãos em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes apoio e encaminhamentos adequados aos serviços disponíveis.

Reconhecemos a necessidade urgente de estabelecer políticas eficazes para atender às demandas dessa parcela da população. Nesse sentido, estamos em processo de elaboração da Política Municipal para População em Situação de Rua (PMPSR), em conformidade com as orientações emanadas das esferas federal e estadual. A constituição de um Comitê Intermunicipal, composto por representantes de diversas secretarias municipais, é uma demonstração concreta de nosso compromisso em desenvolver um plano de ação abrangente e integrado.

É fundamental destacar que, apesar dos esforços empreendidos, enfrentamos limitações estruturais, especialmente em relação à falta de serviços como abrigos, albergues ou casas de passagem, comuns em municípios de maior porte. No entanto, reiteramos nosso comprometimento em buscar soluções eficazes e humanitárias para atender às necessidades da população em situação de rua em Governador Celso Ramos.

Por fim, ressaltamos a importância da colaboração e da solidariedade de todos os setores da sociedade para enfrentar esse desafio coletivo. A Prefeitura de Governador Celso Ramos está empenhada em promover ações que visem à promoção da dignidade e dos direitos humanos de todos os cidadãos, independentemente de sua condição social.

Secretaria de Ação Social

Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos