Prefeito Juliano Duarte Campos participa de Audiência Pública da Pesca no Senado Federal

O prefeito foi convidado pelo senador Dario Berger para a audiência sobre os problemas enfrentados pelo setor pesqueiro de Santa Catarina e do Brasil.

Na manhã desta quarta-feira, 14, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte Campos, participou da audiência pública sobre Políticas Públicas da Pesca, em Brasília, em que foi debatido o desenvolvimento do setor pesqueiro em Santa Catarina e no Brasil. O evento foi uma iniciativa do Dário Berger e realizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Turismo (CDR) do senado. O objetivo da audiência era debater e analisar as políticas públicas para o setor pesqueiro, abordando temas como a produção e comercialização do pescado, o transporte e a emissão de licenças, a geração de empregos, a situação do defeso (período em que a pesca é restrita, devido ao ciclo reprodutivo dos peixes) e o potencial para o desenvolvimento da pesca de todo o país.

Na sua fala, Juliano Campos falou sobre a importância da pesca para Governador Celso Ramos, para Santa Catarina e para o Brasil, mas destacou a pressão que os pescadores sofrem por políticas que prejudicam o desenvolvimento do setor pesqueiro e por entidades que fiscalizam a pesca.

“Não podemos fazer com que cidades como Governador Celso Ramos sofram, desde o artesanal até o industrial, por falta de controle ou amparo dos governos que ora se instalam no país”, disse Juliano. “O pescador quer trabalhar de forma digna e respeitosa, pagando seus impostos e sustentando os seus filhos de forma digna”, ressaltou.

O senador Dário Berger explica que o setor pesqueiro vive um momento de crescimento em todo o mundo. De acordo com ele, o relatório de 2018 das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) demonstra que produção mundial de pescado alcançou 171 milhões de toneladas no ano de 2016. Entretanto, apesar do seu potencial o Brasil ocupa um lugar muito modesto neste importante ramo de produção, do comércio e do consumo, tendo grande espaço para crescimento.

“A produção de pescado nacional pode aumentar muito, tendo em vista as vantagens competitivas para a atividade pesqueira e para aquicultura”, disse Dário Berger.  “O Brasil está enfrentando uma grise econômica e a melhor forma de enfrentar esse cenário é incentivar e criar políticas públicas para fomentar setores com auto potencial de desenvolvimento econômico, como a pesca.Precisamos valorizar que produz e quem trabalha”, complementa.

Além do prefeito de Governador Celso Ramos, foram convidados para a audiência o secretário-adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Crescêncio Aragão Marinho; o presidente da Câmara de Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), André Luiz Dutra Mattos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira e o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pescadores de Itajaí e Região (Sindipi), José Jorge Neves Filho.

Dados sobre a pesca para Governador Celso Ramos e para Santa Catarina

Uma das informações apresentadas na audiência pública sobre Políticas Públicas da Pesca da Comissão de Desenvolvimento Regional do Turismo é de que no primeiro semestre de 2018 a produção de pescado em Santa Catarina foi de aproximadamente 64 toneladas. Desta quantia, 26 toneladas (42 %) são de pesca artesanal e 37 toneladas (58%) da pesca industrial.

Atualmente o estado é o maior produtor de pescados do Brasil, responsável por metade da produção pesqueira brasileira. Há municípios, inclusive, que vivem desta atividade, como Governador Celso Ramos, em que 80 por cento da população de cerca de 14 mil habitantes vive da pesca artesanal ou industrial.